Ínicio > Gatos > Saude-felina > O que causa a sarna em gato?

O que causa a sarna em gato?

O que causa a sarna em gato?

A sarna em gatos é uma doença cutânea causada por ectoparasitas que podem afetar diversas espécies animais — e nós não estamos livres desse risco, inclusive. Para entender melhor sobre o assunto, continue lendo este artigo.

O que causa a sarna em gatos?

O ectoparasita que causa a sarna é um ácaro e existem várias espécies e subespécies dele. Alguns ficam na superfície da pele e se alimentam de queratina, outros cavam túneis na pele do animal e ali se alimentam.

Quais tipos de sarna afetam os gatos?

Os tipos de sarna felina mais comuns são:

  • Sarna notoédrica: uma sarna pouco comum em gatos, especialmente nos domésticos. Causa muita coceira e é conhecida como escabiose felina. A transmissão é mais comum em locais com aglomeração felina e acontece por meio do contato direto. Cães e tutores podem ser contaminados também. As regiões mais afetadas são orelhas, patas e cabeça.
  • Sarna otodécica: a popular sarna de ouvido é frequentemente confundida com a otite em gatos, pois são doenças com sintomas bem parecidos. Para identificar esse tipo de ectoparasita, é essencial que o veterinário faça exames. Se não for devidamente tratada, se espalha pelo corpo do animal e causa muita coceira.
  • Sarna sarcóptica: conhecida também como escabiose felina, é vista com frequência nos cães — principalmente os de rua. É rara nos felinos, porém transmissível a nós. É a famosa sarna vermelha, pois apresenta vermelhidão, crostas e escoriações na pele do pet.
  • Sarna demodécica: é fácil identificar esse tipo de sarna pois, geralmente, as lesões se concentram na região da cabeça, com coceira frequente nas orelhas. Há dois tipos de ácaros que causam essa sarna: o D. cati e o D. gatoi. O D. cati afeta os felinos com baixa imunidade e não é contagioso, nem para nós e nem para outros animais. Já o D. gatoi, se esconde na pele e a localização se torna difícil, mesmo com exames. Causa muita coceira, queda de pelos e é contagiosa.

Quais são os sintomas da sarna em gatos?

  • Coceira concentrada em locais específicos
  • Queda de pelo
  • Feridas na pele e tons avermelhados
  • Descamação da pele
  • Secreção escura na região do ouvido
  • Pontos escuros visíveis na região da cabeça e orelhas

Existe alguma raça mais propensa à sarna felina?

Contrair sarna independe de raça ou idade, qualquer felino pode ser afetado pela doença se não houver prevenção.

Tratamento da sarna felina

Para tratar a sarna felina, é fundamental o uso de parasiticidas, alguns até de forma oral. Em alguns casos, é necessário incluir o uso de antibióticos e anti-inflamatórios também. O tratamento varia de acordo com a doença, ou seja, o tipo de sarna que acomete o felino.

Tome alguns cuidados especiais para evitar a sarna, como não deixá-lo sair com frequência ou em locais possivelmente contaminados.  

Adotou um gato agora? Não se esqueça de levá-lo para uma consulta no veterinário e verificar se está tudo bem. Pratique a guarda responsável! <3

Ofereça uma ração de qualidade

Para manter a saúde do seu felino em dia, é essencial oferecer uma ração de qualidade. Conte com os benefícios da Max Cat Professional para acompanhar seu bichano em todas as fases da vida.

Max Total Alimentos

Max Cat Professional Line Frango Filhotes é uma nutrição produzida especialmente para que seu filhote cresça forte e saudável. Enriquecida com vitaminas A, B12, D e E  — que auxilia diretamente na diminuição do odor das fezes e dá um up na saúde do coração. As partículas são extremamente macias e saborosas. Ele vai amar!

Max Total Alimentos

Max Cat Professional Line Salmão & Arroz Adultos é produzida sem adição de corantes ou conservantes. Rica em taurina — que auxilia na saúde do trato urinário e também do coração. Além disso, tem proteínas e vitaminas ideais para uma vida mais saudável.

Max Total Alimentos

Max Cat Professional Line Frango Castrados é uma ração suculenta e ideal no combate contra o ganho de peso após a castração. Feita sem adição de corantes e com ingredientes selecionados — como a L -carnitina, que libera muita energia metabólica para o bichano. Invista no melhor para o seu amigo!

Escreva um Comentário

Avalie o post: *

Artigos Relacionados