Ínicio > Gatos > Saude-felina > OTITE EXTERNA NOS BICHANOS

OTITE EXTERNA NOS BICHANOS

OTITE EXTERNA NOS BICHANOS

O seu gatinho está chegando de um passeio pela vizinhança e você percebe algo estranho! O pequeno felino tem marcas de arranhões no pescoço e está com a cabeça inclinada. O primeiro pensamento dos tutores é que o gato andou brigando. No entanto, existem outras explicações, como a otite externa nos gatos. Descubra neste artigo o que é esta doença e os seus sintomas.

Quais as causas da otite externa nos gatos?

Muitos gatos desenvolvem otites ao longo da vida. Isto se deve principalmente ao fato de haver diversas causas para esta doença. Abaixo colocamos as principais causas para esta doença:

1. Alergias

Se o seu gatinho tem otites recorrentemente é provável que ele tenha algum tipo de alergia que se manifesta através da inflamação. O agente responsável pela alergia pode ser a comida, ou seja, o gato pode ter uma intolerância alimentar. É também possível que o gato tenha uma dermatite atópica.

2. Corpos estranhos

Os  bichanos que exploram constantemente as redondezas, naturalmente  depararam-se com arbustos, plantas altas e gramados, e ao atravessarem essas áreas verdes, pequenos corpos estranhos podem penetrar nos ouvidos, como por exemplo, folhinhas, matinhos, etc, e ao se instalarem no ouvido, estes corpos estranhos causam inflamações facilmente.

3. Parasitas

Os gatos, e muito especialmente os mais jovens, têm propensão a apanhar uma espécie de ácaros, Otodectes cynotis, que se instala nos ouvidos, e causa uma grande inflamação.

4. Fungos

Quando as temperaturas sobem, fungos como a Malassezia desenvolvem-se particularmente depressa, e podem atacar os bichanos que estejam com o sistema imunológico mais enfraquecido.

Quais os sintomas da otite externa nos gatos?

Dependendo da extensão e da causa da inflamação, o seu gato pode apresentar os seguintes sintomas:

  • Abanar e inclinar a cabeça
  • Secreções no ouvido, como por exemplo, pus ou bolinhas de cera escura. É comum também sentir um mau cheiro no ouvido.
  • Incômodo que leva o gato a coçar o pescoço ou o ouvido sem parar. Isto pode acontecer tanto de um lado só como nos dois lados simultaneamente.

Caso a inflamação se espalhe para outras regiões do ouvido, por exemplo o ouvido médio ou interno, podem surgir outros sintomas. Nesse caso é comum que o gato fique mais fraco e que coma menos do que o normal. É também possível que ele apresente febre e dores fortes.

As inflamações no ouvido em gatos também podem causar a síndrome vestibular. Neste caso, a inflamação atinge o sistema vestibular responsável pelo equilíbrio dos gatos. Por isso, os pequenos felinos com esta síndrome apresentam problemas de coordenação motora e dificuldade em manter o equilíbrio. Podem também andar com a cabeça inclinada.

Diagnóstico de otite externa nos gatos

Se o seu gato coça as orelhas com frequência ou se está andando com a cabeça inclinada leve-o ao veterinário. Estas situações requerem uma observação clínica de um médico veterinário para identificar a causa.

O médico veterinário vai determinar a causa e o melhor tratamento para o seu bichano.

Tratamento

As otites podem ser muito incômodas e dolorosas para os gatos. Assim, é importante tratar esta doença rapidamente. O veterinário vai prescrever o melhor tratamento para aliviar a dor e o gatinho ter o alívio necessário.

Em casa, os tutores devem realizar o tratamento corretamente para que a otite fique curada.

Prognóstico da otite externa em gatos

Felizmente a maioria dos tutores conseguem perceber rapidamente que o seu pequeno felino está com problemas nos ouvidos e procuram ajuda. A boa notícia é que se a doença for tratada ainda num estado precoce, os sintomas costumam desaparecer.

Como evitar que o meu gato tenha otite?

Se o seu bichano tiver tendência para ter otites é preciso verificar e limpar regularmente os ouvidos. Para fazer esta higienização use produtos veterinários desenvolvidos para gatos. Não use produtos de desinfecção ou sabonete.

Visto que parasitas e ácaros causam frequentemente otites nos gatos tome medidas preventivas. Existem, no mercado, diversos produtos antiparasitários, como coleiras e pipetas, que protegem o seu gato contra estes parasitas.

Atenção

Evite usar remédios caseiros para tratar dos ouvidos do seu gato. Produtos que não são adequados podem irritar a pele sensível dos ouvidos dos bichanos e piorar o quadro.

 

Agora que você já sabe como prevenir e tratar a otite de seu bichano, não deixe de oferecer a ele uma alimentação rica em vitaminas, proteínas de alta qualidade e nutrientes desenvolvidos especialmente para que seu felino tenha mais qualidade de vida.

https://www.maxtotalalimentos.com.br/compre_gatos.php

 

 

 

Escreva um Comentário

Avalie o post: *

Artigos Relacionados