Ínicio > Gatos > Saude-felina > Gatos com diarreia: causas e tratamento

Gatos com diarreia: causas e tratamento

Gatos com diarreia: causas e tratamento

Seu gatinho é um companheiro para todas as horas e está sempre disposto a dar todo carinho para você. Por isso nada mais justo do que caprichar nos cuidados com ele. Observe-o e conheça os hábitos do seu felino para conseguir notar quando algo estiver fora do normal.

A diarreia em gatos é um problema de evacuação que pode sinalizar doenças felinas graves ou apenas ser consequência de mudanças alimentares, por exemplo.

Ao perceber que seu animalzinho de estimação está defecando com mais frequência, que as fezes possuem consistência pastosa e que a diarreia está se estendendo por muito tempo, acompanhada por outras mudanças, leve-o ao veterinário. O profissional vai investigar as causas da diarreia felina.

Vale lembrar que em hipótese alguma você deve dar algum medicamento para diarreia ou para qualquer outro problema do bichano que não seja indicado pelo veterinário. É importante saber identificar as causas da diarreia para que sua recorrência seja evitada.

O que faz o gato ter diarreia?

Algumas atitudes ou mudanças na rotina podem fazer o gato ter diarreia, por exemplo:

  • Mudanças de ração sem fazer troca gradual: a mudança na alimentação pode causar diarreia no gatinho. Ofereça sempre a melhor e mais adequada ração para cada fase da vida do animal, atente-se à quantidade diária recomendada e, se houver necessidade de mudar a ração, faça a troca gradativamente. Max Cat possui uma linha completa de rações para que seu fofucho tenha uma alimentação equilibrada e saudável. Nunca dê alimentos que não foram criados especialmente para os gatos, pois podem ser nocivos à saúde deles.
  • Vermes, parasitas e bactérias: as bactérias Escherichia coli, Salmonella, Campylobacter e Clostridium podem causar inflamações no intestino e, consequentemente, desencadear um quadro de diarreia felina. Coccídea, lombriga, toxoplasma, giárdia e ancilóstomo fazem parte do grupo dos vermes e parasitas que podem deixar os gatos com diarreia e ainda são responsáveis por doenças graves.
  • Envenenamento: em alguns casos, o envenenamento de gatos pode causar a diarreia, que, geralmente, aparece acompanhada por vômitos. Além do contato com produtos tóxicos, esse quadro pode ser causado após a administração de um medicamento inadequado para seu animal. Por isso é tão importante seguir as recomendações do veterinário.

O que fazer quando o gato está com diarreia?

Quando perceber que seu gato está com diarreia, procure fazer com que ele beba bastante água para repor o líquido perdido. No caso de um quadro permanente, leve o bichano a um veterinário e siga todas as recomendações. Medicação por conta própria e receitas caseiras devem ser evitadas. Em alguns casos, é recomendado entrar com uma dieta especial.

Escreva um Comentário

Avalie o post: *

Comentários - Gatos com diarreia: causas e tratamento

Sandra

Muito bom as dicas

Cleide

Boas dicas obrigado

Ysasc

Muito bom

Artigos Relacionados