Ínicio > Gatos > Saude-felina > Gato pode tomar banho?

Gato pode tomar banho?

Gato pode tomar banho?

 

Os gatos são animais de estimação que vivem dentro de casa, e, por isso, os tutores se preocupam muito com a sua saúde e higiene. Porém, é menos comum ouvir as pessoas perguntando se gato pode tomar banho, pois a fama de todos os felinos é: eles têm pavor de água! 

 

A verdade é que podemos dar banho em gato sem problemas, mas não existe a necessidade dessa limpeza frequente. E você sabe por quê? Vamos entender mais sobre o assunto.

 

Posso dar banho em gato filhote?

 

É claro que assim como a alimentação e os cuidados gerais, a higiene do felino é um fator muito importante. Muitos tutores por aí se preocupam em adaptar essa rotina logo no início da vida do pet para que ele se acostume com a limpeza periódica. Porém, todos já devem ter escutado o termo “banho de gato”, ele caracteriza muito bem a higienização felina. 

 

Quando pequenos, a mãe do gato lambe os filhotes para efetuar a limpeza dos pelos. A língua serve como uma esponja, umedecendo, escovando o gato filhote e retirando qualquer tipo de sujeira indesejada. Por isso, não é necessário dar banho em gato, eles já são limpos por natureza e possuem o hábito de se higienizar frequentemente.

 

Caso seja extremamente necessário, o tutor poderá optar por essa opção. Mas lembre-se: o banho de gato filhote só é indicado a partir dos seis meses de vida, antes disso não é recomendado, exceto com a permissão de um veterinário.

 

Com que frequência o gato deve tomar banho?

 

É claro que existem casos que são extremamente necessários, como já dito anteriormente. E embora os amantes de gatinhos achem a coisa mais fofa ver o gato tomando banho, não é recomendado banhar o seu amigo frequentemente. 

 

Em outras situações que o felino estiver saudável e sem necessidade urgente de um banho, opte pela higiene por meio da escovação, ela ajuda a desembaraçar os pelos e manter o cachorro sempre limpinho.

 

Como dar banho em gato?

 

Não existe uma regra para explicar como o gato toma banho. Porém, algumas dicas são válidas na hora de ajudar o seu peludo ficar mais relaxado no momento da limpeza. Confira algumas delas:

 

- Faça carinho no seu amigo, isso vai ajudar ele a se sentir mais relaxado

- Escolha um local quentinho e aconchegante

- Preste atenção na temperatura da água. Se estiver muito gelada, poderá fazer mal ao seu amigo

- Durante o banho, faça movimentos acariciando o peludo para que ele associe a ação como uma coisa boa

- Após o banho, seque o felino com uma toalha até que ele fique completamente sequinho

- É legal levá-lo para passear depois da higienização para que possa secar o restante da pelagem, caso fique úmido em algum local

Após essas dicas, o ideal é oferecer muito carinho ao seu amigão e proporcionar uma deliciosa refeição. 

Melhor alimentação para gatos

Oferecer uma alimentação de qualidade é sempre essencial para o bem-estar dos nossos amigos. Além disso, após um banho, nada como proporcionar ao seu peludo um delicioso agrado, repleto de nutrição. 

 

 

Max Cat Patê Adultos Atum e Sardinha é a opção mais saborosa e saudável para uma refeição 100% completa e balanceada para o seu peludo. Um alimento livre de corantes, conservantes, transgênicos e glúten. Feito com carnes selecionadas de atum e sardinha, o patê é enriquecido com taurina e colágeno natural. Leva em sua composição batata-doce, beterraba e cenoura. Além disso, possui zeólita, o mineral que auxilia na redução do odor e volume das fezes. Esse alimento pode ser servido como agrado ou misturado à ração. 

 

Conheça toda a nossa linha de alimentos acessando o site:

 

https://www.maxtotalalimentos.com.br/produtos-gatos/adulto/adulto-atum-e-sardinha/

Escreva um Comentário

Avalie o post: *

Artigos Relacionados