Ínicio > Gatos > Saude-felina > Gato tem carrapato?

Gato tem carrapato?

Gato tem carrapato?

 

É muito comum ouvirmos falar em cachorro com carrapatos, mas os felinos também podem ser picados por esse parasita e, por isso, não estão livres do problema. Sim, o gato tem carrapato. Por isso, vamos conhecer mais sobre como devemos agir caso nosso amigo de quatro patas esteja passando por esse incômodo. 

 

Carrapato em gatos: sintomas

 

Quando o gato pega carrapato, muitas vezes nos perguntamos onde é que ele pode ter contraído esse parasita. Acontece que o carrapato pode ficar incubado por muito tempo em locais, como carpetes, sofás, móveis, etc., e, assim que encontram uma oportunidade, já se alojam nos pelos do novo hospedeiro.

 

O gato com carrapato sem dúvidas vai se sentir extremamente incomodado. Por isso, fique de olho caso o peludo apresente alguns sintomas específicos, como uma coceira intensa. Os felinos vão se coçar com muito mais frequência e podem acabar se machucando com as unhas, pois vão ficar o tempo todo tentando retirar o corpo estranho que causa tanto desconforto e estresse. 

 

É importante observar os sinais que o animal apresenta e estar sempre atento à pelagem do seu amigo, para que, caso haja parasitas, sejam retirados o mais rápido possível. 

Lembre-se que o carrapato não causa somente a coceira e o incômodo, ele pode trazer doenças sérias e fatais, como a doença do carrapato que vamos falar a seguir. 

 

Doença do carrapato em gatos

 

A doença do carrapato em gato, apesar de bastante conhecida, ainda causa muitos males à saúde nos nossos felinos. Uma simples picada do carrapato-estrela é o bastante para contrair a erliquiose, popularmente chamada de doença do carrapato, ou outros problemas, como a febre maculosa.

A erliquiose é contraída por meio do carrapato marrom, que, ao picar o felino, transmite o vírus. Os principais sintomas que o gato doente apresenta são:

- Falta de apetite

- Perda de peso

- Palidez nas mucosas

- Vômito

- Diarreia

- Febre

Se observar que o seu gato está com estes sintomas, é necessário encaminhá-lo com urgência até um veterinário. Para um diagnóstico correto, alguns exames laboratoriais serão feitos. Normalmente, o profissional opta pelo exame de sangue, porém outros métodos, como o raio-x, podem ser utilizados para verificar se existe algum órgão atingido pela doença. Lembre-se que medicar o seu animal em casa não é uma atitude recomendada, já que pode causar sérias complicações à saúde do felino. Escolha sempre um médico-veterinário de sua confiança e leve o pet periodicamente até o local.

Como acabar com carrapato em gatos?

É claro que ninguém gosta de saber que o peludo está com carrapatos, não é? Mas esse problema é inevitável, e, embora pareça ser menos recorrente que nos cachorros, o parasita pode incomodar muito o seu melhor amigo. Por isso, alguns cuidados são importantes na hora de prevenir ou eliminar carrapatos, confira:

  • Escove o seu gatinho: a escovação ajuda bastante a eliminar os pelos embaraçados que causam desconforto no animal. Além disso, ajuda a verificar com mais facilidade se existe algum carrapato à vista. 

  • Mantenha o local limpo: o lugar em que o seu fofuxo mora deve ser sempre limpinho e agradável. Ambientes sujos e com acúmulo de objetos atraem focos desse parasita indesejado.

  • Cuidado com locais que acumulam poeira: sofás, tapetes, frestas de móveis são excelentes esconderijos para os carrapatos. Eles costumam botar os ovos nesses locais e ficam aguardando a hora certa para sair e picar o seu pet. 

  • Use remédios anticarrapatos: peça ao veterinário o melhor remédio para oferecer ao seu cão. Existem milhares de tipos e formas diferentes, e, sem dúvida, o profissional poderá prescrever o mais indicado ao seu melhor amigo.

Embora pareça difícil de ser resolvido, esse problema pode ser controlado se houver um cuidado rigoroso com o animal. Nunca se esqueça de que uma ração de qualidade é uma enorme aliada no combate de qualquer doença que possa afetar o seu peludo. Por isso, indicamos Max Cat Professional Line Adulto Frango & Arroz:

 

 

Um alimento rico em proteína e vitaminas A, B12, C e D, essa ração auxilia no trato urinário, na visão e no coração do seu companheiro. Sem adição de corantes, Max Cat Professional Line Adulto Frango & Arroz leva em sua composição ingredientes selecionados por especialistas para proporcionar uma refeição rica e balanceada para o seu gatinho. Uma nutrição completa oferece muito mais energia e satisfação, para você e para o seu pet. 

Conheça todos os produtos no nosso site:

https://www.maxtotalalimentos.com.br/produtos-gatos/adulto/gato-professional-line/

 

Escreva um Comentário

Avalie o post: *

Artigos Relacionados