Ínicio > Gatos > Saude-felina > Como tratar um gato com diarreia?

Como tratar um gato com diarreia?

Como tratar um gato com diarreia?

A diarreia em gatos pode sinalizar algum problema grave ou ser apenas consequência de mudanças alimentares, por exemplo.

As fezes normais de um gato saudável devem ser consistentes e com coloração marrom. Fezes amolecidas, com cheiro forte ou presença de sangue podem indicar alguma doença felina.

Quais as causas da diarreia em gatos?

Esse desconforto pode acontecer por inúmeros motivos. Alimentos inadequados, troca de ração ou a pobreza de vitaminas na ração do seu animal influenciam diretamente na saúde do intestino e organismo felino. Muitos fatores afetam o aparelho digestivo e acabam abrindo um leque de possíveis doenças. Gato com verme, estressado e com alergia também apresenta diarreia como sintoma, por isso é importante sempre ficar atento ao comportamento do seu pet: observar quantas vezes por dia ele está utilizando a caixinha de areia, se há sangue nas fezes, coloração alterada ou se o gato apresenta perda de apetite. 

Quando devo procurar um veterinário?

Nós temos o costume errado de ir ao médico apenas em casos de urgência e, na maioria das vezes, agimos da mesma forma com os nossos pets. Porém é sempre necessário buscar ajuda quando seu gatinho apresentar alguma mudança física ou comportamental. 

Diarreias passageiras costumam não oferecer perigo à saúde do animal, porém, dependendo do quadro, podem causar desidratação ou desenvolver alguma doença secundária. Após a consulta feita pelo profissional, ele poderá indicar exames, sorologia ou um método de analisar a situação com mais profundidade, se for o caso.

Qual o tratamento para gato com diarreia?

Antes de mais nada, é muito importante ressaltar que não devemos medicar o gato com diarreia por conta própria. Remédios caseiros ou sem indicação veterinária muitas vezes pioram o quadro de saúde do seu pet, tornando o tratamento mais longo e complicado.

Descobrir o diagnóstico é fundamental. Em caso de verme, o vermífugo para gatos mais indicado de acordo com o peso e a idade do pet será prescrito pelo profissional. Algumas atitudes podem ser conciliadas com o tratamento, como: manter a água do felino sempre limpa e fresquinha, deixá-lo descansar bastante para se recuperar, oferecer uma alimentação de qualidade, um probiótico para gatos (eles ajudam na reconstituição da flora intestinal) e dar muito carinho para seu filhote de quatro patas.

Gatos são limpos por natureza e por isso manter a caixinha de areia sempre higienizada faz com que se sintam melhor.

Não se esqueça: seguir as orientações do profissional é essencial para uma rápida recuperação. 

Ração para gatos com diarreia

Cuidar da alimentação do seu felino é uma grande responsabilidade! Além de mantê-lo hidratado, é essencial oferecer uma ração de qualidade e procedência para que não volte a ficar doente. 

Max Cat é uma ótima opção de ração para gatos com diarreia. A linha de produtos  Professional Line não possui adição de corantes e é enriquecida com vitaminas e minerais essenciais para a saúde e o bem-estar do seu pet. Possui uma variedade de rações com sabores diferenciados, nutrindo gatos de todas as idades, inclusive os que já são castrados.

Rica em proteínas, ela auxilia na digestão e evita possíveis desconfortos intestinais. Além disso, todos os pacotes possuem em sua composição o extrato de Yucca schidigera, um extrato de planta que aumenta a absorção vitamínica dos alimentos, melhora o sistema imunológico do seu gatinho e reduz o odor das fezes. 

Esse alimento nutritivo é garantia de uma refeição balanceada. O sabor e a suculência são únicos e seu pet nunca mais vai querer outra ração. 

A Max Cat sabe da importância desses bichinhos na vida da gente, e faz de tudo para essa relação ser sempre muito especial.

Escreva um Comentário

Avalie o post: *

Artigos Relacionados