Ínicio > Gatos > Lar-doce-lar > Como acabar com pulgas no quintal e na casa

Como acabar com pulgas no quintal e na casa

Como acabar com pulgas no quintal e na casa

As pulgas são um incômodo aparentemente difícil de controlar. Elas estão por toda parte e é praticamente impossível ficarmos livres desse parasita, principalmente quem tem animais em casa.

A pergunta que todos nós fazemos é: como acabar com pulgas? Certamente é muito difícil eliminar totalmente esse inseto, porém existem algumas formas de amenizar essa situação e é sobre isso que falaremos a seguir.

Pulgas em gatos: o que fazer?

Pulgas em gatos já é considerado um problema rotineiro na vida dos tutores, pois é comum vermos os felinos se coçando e encontrarmos esses parasitas alojados entre os pelos do animal. Quando detectado, devemos examinar o pet com muita atenção e verificar se também há presença de carrapatos ou algum outro tipo anormal de sintoma. 

Hoje em dia existem inúmeras formas de amenizar esse tipo de ocorrência, mas o correto é levar o gatinho até o veterinário para que ele possa indicar a melhor forma de erradicar o problema.

Ciclo de vida da pulga

Já existem no mercado pet milhares de remédios para acabar com pulgas. Porém, esses insetos possuem um ciclo de vida e ele deve ser entendido pelos tutores para que possam agir no auge do problema. Entenda um pouco mais sobre esses parasitas:

A pulga adulta coloca os ovos no ambiente e eles permanecem em média dois dias no local. Após esse tempo, as larvas rompem os ovos e utilizam os excrementos como fonte de alimentação. As pulgas não gostam de locais iluminados e por isso normalmente ficam dentro de frestas de móveis e embaixo de tapetes.

Dentro de uma semana, essas larvas se tornam pupas e ficam dentro de um casulo. A pupa se modifica e forma uma pulga adulta, que sai do casulo apenas quando percebe a presença de um animal ou pessoa que possa servir de hospedeiro. O ciclo total até o inseto ficar adulto dura em média 15 dias, porém uma pulga pode ficar até dois anos dentro do mesmo casulo aguardando algo que estimule sua saída.

Tratamento para pulgas em gatos

O tratamento para pulgas em gatos é feito com remédios ou coleiras antipulgas. De acordo com a idade, condição física e saúde do animal, o médico-veterinário irá receitar o melhor recurso a ser utilizado. Além da medicação, deve-se fazer a limpeza do local infectado para acabar com as pulgas no ambiente. Enquanto elas estiverem presentes, com certeza os felinos terão novamente esse problema. 

Como acabar com pulgas

Acabar com pulgas em gatos é uma tarefa árdua, pois enquanto uma pulga ainda estiver presente no local, ainda há chance do problema se alastrar. O tratamento contra pulgas pode levar meses até que seja concluído. Existem muitas formas para que ele seja feito, mas deve ser sempre paralelo, cuidando do animal e do ambiente juntos. Como já falado anteriormente, esses insetos não ficam alojados nos gatos; eles ficam no chão, tapetes etc. e por isso cuidar do animal e da casa ao mesmo tempo ajuda muito no extermínio do problema.

Existem alguns produtos antipulgas para gatos e todos devem ser prescritos pelo veterinário e aplicados por todo o corpo ou em algumas áreas, como a nuca felina. Alguns shampoos e sabonetes também podem ajudar mas apenas se forem usados juntamente com os remédios. Lembre-se que antipulgas para cachorros não devem ser usados em gatos pois podem ser extremamente tóxicos. 

O período de tratamento pode durar até dois anos (que é o tempo que a pulga pode ficar dentro do casulo). A frequência de aplicações será estipulada pelo profissional e o tratamento costuma ser longo pois precisa matar as pulgas adultas, larvas e possíveis casulos. 

Tratando o ambiente

Aplicar um produto próprio para o inseto no ambiente é essencial. Após a aplicação, pode-se utilizar aspirador de pó — ele ajuda bastante na redução de pulgas. Caso o modelo do aparelho possua coletor, é recomendado o descarte após o uso e substituição por um novo saco de pano.


A dedetização também é uma aliada no combate às pulgas, principalmente se a casa possui tacos de madeira; pois com a aplicação do veneno nas frestas, os ovos que ficam alojados serão eliminados.

Em caso de pulgas no quintal de terra, existem alguns cuidados que podem ajudar: 

  • Mantenha o ambiente mais úmido: as pulgas preferem locais mais secos e quentes, por isso jogar água na terra faz com que elas se afastem do local.
  • Cuidado com entulhos: lugares com muita coisa acumulada se torna mais quentinho e elas adoram. Papelão e madeira são locais ideais para a proliferação do inseto. Evite o acúmulo desses objetos.
  • Mantenha o ambiente limpo: quintal arrumado e livre de bagunça fará com que as pulgas não encontrem um lugar para permanecer.

Lembre-se que, em caso de aplicação de algum tipo de veneno, o tutor deverá manter o seu animal longe por um certo período de tempo que será estipulado pelo profissional de dedetização. Esses produtos podem causar sérias intoxicações no animal e por isso deve-se tomar muito cuidado com o pet nesse momento.

Enquanto o local é desinfectado, aproveite para oferecer ao o seu animal um alimento de qualidade que possui um sabor inigualável, satisfazendo o paladar exigente dos gatos. A nossa indicação é a Max Cat Professional Line: uma linha de rações Premium Especial que possui todos os nutrientes e vitaminas que o seu felino necessita para estar sempre forte e saudável. Leva em sua composição ingredientes selecionados e qualificados para oferecer a melhor nutrição ao seu pet. O que queremos é ver o seu animal satisfeito, vitaminado e cheio de saúde e energia. 

Conheça todos os nossos produtos e muitas outras dicas em nossas redes sociais. Visite e siga nosso Facebook e Instagram:

https://www.facebook.com/MaxCatTotalAlimentos/

https://www.instagram.com/maxpremiumespecial/

Escreva um Comentário

Avalie o post: *

Artigos Relacionados