Ínicio > Gatos > Lar-doce-lar > 10 coisas que os gatos não gostam que você faça

10 coisas que os gatos não gostam que você faça

10 coisas que os gatos não gostam que você faça

Muita gente diz não gostar dos hábitos dos gatos, não é mesmo? Isso é porque essas pessoas acabam os comparando com cachorros, que são animais completamente diferentes! Mas quem tem um gatinho em casa sabe que eles são muito carinhosos, só tem um jeitinho diferente de lidar com as situações.

Para te ajudar a conhecer ainda mais seu gatinho, que tal começar pelas coisas que eles não gostam?

1. Temos mesmo que ir de carro?

Só quem já tentou colocar um gato no carro sabe como ele pode ficar irritado, e até passar mal e vomitar. Acontece que os gatinhos gostam de seguir uma rotina e, quando algo sai fora dela, significa que ele deve se adaptar rapidamente a mudança – o que normalmente não consegue.

Já deu para perceber que gatos não gostam de mudanças repentinas, não é mesmo? A solução é acostumá-lo aos poucos, ficando com ele no banco de trás, próximo à janela (fechada!) para se distrair. Também é seguro levar seu gatinho em uma gaiola, para não acontecer nenhum imprevisto.

2. Não quero mudar de casa!

Você deve estar pensando que já sabia dessa, certo? Acontece que, ao contrário do que se diz, gatos não se apegam a casa. É o mesmo problema de andar de carro: eles não gostam da mudança!

Para resolver o problema leve seu gato para passear na casa nova antes de se mudar, é uma ótima maneira de ajudá-lo a se acostumar.

3. Sou ciumento

Você sabia que no fundo, seu gato morre de ciúme de você? Se há outro animal na casa, eles ficam de olho para ver quem está recebendo mais atenção, e pode ficar triste se sentir que está sendo deixado de lado. Por isso é necessário dividir a atenção por igual entre todos seus amiguinhos!

4. Fico triste se levo bronca

Acredite: gatos se magoam com facilidade! Se ele leva uma bronca, pode ficar dias de cara virada e muito triste. Seja carinhoso com seu gatinho!

5. Não encoste na minha barriga!

A maioria dos gatos sentem cócegas na barriga, mas não são todos que gostam de carinho ali. Eles também não gostam de ser forçados a ficar no colo para receber carinho, então espere seu gatinho te procurar quando ele quiser atenção, ok?

6. Não me deixa preso...

Gatos ficam tristes e angustiados se ficam presos em algum lugar, como na área de serviço. Eles gostam de zanzar pela casa e ficar pertinho da gente!

7. ... Só que também não gosto de muito barulho!

Ambientes muito agitados, com crianças pegando o gato no colo toda hora também podem fazer que ele se mande para um cantinho tranquilo!

8. Eu sou MUITO limpinho

Gatos são animais higiênicos por natureza, e não gostam de viver em lugares sujos. Por isso, a caixinha de areia deve ser longe do lugar que ele dorme, e limpa com frequência! Sem a limpeza seu gatinho pode entrar em contato com protozoários e parasitoses, além de que ele pode segurar as necessidades e gerar até um problema de saúde.

9. Não gosto de água parada

Se seu gatinho já subiu na pia e ficou te olhando, ele estava pedindo para você abrir a torneira! Isso é porque os felinos possuem o instinto de beber água corrente, e não costumam gostar da água parada na tigelinha. Você pode deixar uma fonte pequena com água filtrada para seu gatinho, ou estar sempre enchendo a tigela com água fresca!

10. Vai mudar minha ração de novo?

Mudanças bruscas de hábitos alimentares não são boas para a saúde do seu gato! Se eles não gostarem da ração e ficarem sem comer por mais de 48 horas, podem chegar a apresentar um quadro de Lipidose Hepática. Por isso, a troca da ração para Max Cat deve ser feita gradualmente, misturada na ração atual durante 5 dias.

Qual o carinho que o gato mais gosta?

Veja onde os gatos mais gostam de receber carinhos:

  • Carinho na cabeça: os gatos gostam de carinho na cabeça. Experimente fazer carícias atrás das orelhas e bochechas — são os principais lugares onde a mãe costumam lamber.
  • Carinho no pescoço até a cauda: alguns gatos adoram quando passamos a mão suavemente no pescoço indo até a cauda. Você vai perceber que ele moldará o corpo ao movimento que você faz com as mãos.

Por que os gatos gostam de caixa?

Os gatos gostam de caixas porque são predadores natos e as caixas funcionam muito bem como esconderijos para que eles possam ter visão e perseguir suas presas. Eles também se sentem protegidos dentro delas.

Porque os gatos rolam no chão?

Provavelmente você já viu um gato rolando no chão e talvez não tenha entendido o motivo desse comportamento, apesar de ser fofo. Uma das razões pelas quais isso acontece, é visando a marcação de território  através da liberação de feromonas (odor), ou seja, para manter outros felinos à distância do seu local favorito. Há outros motivos interessantes pelos quais eles costumam rolar no chão:

  • Para se refrescar;
  • Para atrair gatos machos (as fêmeas costumam fazer isso durante o período do cio);
  • Para se coçar;
  • Para brincar;
  • Para chamar a atenção do tutor.

O que fazer para o gato gostar de mim?

Primeiro, temos que entender que os gatos tem um comportamento completamente diferente dos cachorros. Eles são solitários, independentes e não confiam em ninguém logo de primeira, precisam ser conquistados. Aí vão algumas dicas:

  • Respeite o tempo dele;
  • Tenha o cuidado de não ter cheiro de outros animais;
  • Não encare o gato e nem ande em sua direção. Deixe ele vir até você;
  • Procure falar sempre em tom baixo, eles não são fãs de euforia;
  • Não desista de conquistar a confiança do seu gato. Pode demorar, mas com paciência, vai acontecer!

Escreva um Comentário

Avalie o post: *

Artigos Relacionados