Ínicio > Gatos > Comportamento-felino > Ter um gato em casa reduz a ansiedade, o estresse e melhora a saude do seu tutor

Ter um gato em casa reduz a ansiedade, o estresse e melhora a saude do seu tutor

Ter um gato em casa reduz a ansiedade, o estresse e melhora a saude do seu tutor

Mais da metade dos lares brasileiros tem um ou mais animais de estimação.

Os gatos são, assim como os cães, os animais de estimação mais amados por todos. Portanto, se diferenciam dos doguinhos por serem mais independentes, ao mesmo tempo em que são leais. As suas caraterísticas fazem com que sejam a opção perfeita para muitas pessoas.

Gatos são facilitadores sociais para os donos, que se tornam menos isolados, mais exercitados e menos ansiosos.

Isto porque os efeitos terapêuticos dos gatos vão muito além de serem fofos e deixarem que lhe façam cafuné. Pessoas que aprendem a cuidar de gatos irão facilmente tratar melhor também os seus semelhantes.

Uma pesquisa realizada pela investigadora americana Leslie A. Lyons, especialista em genética veterinária, indica que o som que os gatos fazem ao ronronar potencializa a capacidade de cura em ossos e músculos humanos, já que a frequência de vibrações (entre 25 e 150 hertz) é regeneradora ao nível celular.

Benefício de ter um gato para a saúde        

Conheça 10 razões que fazem dos bichanos seres tão especiais para seus tutores           

Reduz o estresse

Está comprovado que fazer carícias em um gato é terapêutico, reduz os níveis de cortisol (hormônio relacionada com o stress) ao mesmo tempo em que produz uma sensação relaxante.

Ameniza a depressão

Os gatos reduzem o sentimento de tristeza e solidão, são capazes de ajudar em casos de depressão e ansiedade apenas com a sua presença e companhia.

Afastam pensamentos negativos

Ter um gatinho ajuda o tutor a lidar melhor com as experiências ruins. Uma pesquisa publicada no Psychology Today mostra que os donos de animais têm uma atitude menos negativa perante um problema. Por outro lado, os animais nos ajudam a lidar melhor com os ciclos da vida: o nascimento, o desenvolvimento e a morte.

Ajuda a dormir melhor

O forte vínculo que se cria entre o tutor e o gato faz com que sintamos tranquilidade e proteção quando eles estão ao nosso lado. É por isso que, outro dos benefícios de ter um gato em casa é que dormimos melhor (até mais do que com o nosso parceiro).

Tem um efeito terapêutico em pessoas com problemas de comunicação ou socialização

Os gatos têm um efeito muito positivo nas pessoas com autismo ou  síndrome de Asperger; ajudam a se relacionarem melhor e fazem com que se sintam mais confiantes que com outras pessoas. Isto está relacionado com um aumento do hormônio oxitocina, vinculado com as relações sociais.

O ronronar reduz a dor e melhora a cura

A vibração e o som que os gatos produzem quando ronronam não apenas relaxa de forma natural as pessoas, mas também está relacionada com a redução de dor e a cura de tecidos musculares.

Melhora a saúde mental

Entre os benefícios de ter um gato em casa também se encontram uma melhora no bem-estar geral das pessoas. Os cientistas explicam que a melhora no bem-estar está associada a liberação principalmente, de dopamina e ocitocina, ocasionadas na interação com os pets.

Protege o coração

Está provado que os gatos produzem um efeito relaxante nas pessoas e que, com isso, ajudam a reduzir os níveis de estresse e de ansiedade, porque a interação entre pets e humanos auxilia na diminuição da pressão sanguínea.

Diminui as probabilidades de alergias

As crianças que crescem com um gato em casa desenvolvem um sistema imunológico mais forte contra diferentes doenças como as alergias e a asma.

Controlador de pragas

Se tudo o que falamos parece pouco, ter um gato em casa também ajuda a manter a casa livre de insetos, ratos e outras pragas com o seu espírito caçador.

São muitos os benefícios de ter um bichano em casa, não acha? Portanto, se ainda não tem um bichano em casa, porque não adotar um gatinho para melhorar a sua vida e a dele também?

 

Escreva um Comentário

Avalie o post: *

Artigos Relacionados