Ínicio > Gatos > Comportamento-felino > SEU BICHANO É DESTRO OU CANHOTO?

SEU BICHANO É DESTRO OU CANHOTO?

SEU BICHANO É DESTRO OU CANHOTO?

Se você tem uma gatinho em casa, não vai deixar se observar seu felino para descobrir se ele é destro ou canhoto.

Um estudo conduzido pela Queens University, em Belfast (Reino Unido)  revelou que o animal de estimação tem preferência no uso de suas  patas.

Os pesquisadores acompanharam  44 bichanos de estimação por 3 meses em seus lares, praticando atividades cotidianas.

Os resultados, publicados no periódico Animal Behaviour, mostram que, diferente dos humanos, os gatos não são majoritariamente destros ou canhotos (como acontece com seres humanos, em que 90% das pessoas são destras).

A escolha da pata depende muito do movimento que pretendem fazer. No total, 73% dos bichanos tem uma pata de preferência para pegar comida, 70% usar uma pata específica para descer a escada e 66% na hora de sair da caixa de areia. No geral, o lado escolhido era o mesmo para as três tarefas.

Essas escolhas também diferem pelo sexo, machos tendem a eleger suas patas esquerdas, enquanto que as fêmeas eram mais propensas a ser destras.

Agora veja como você pode observar as preferências de pata do seu gato:

Quando o seu gato começa a subir ou descer as escadas ou pisa na caixa de areia, marque em um caderno qual a pata usou primeiro. Em alguns dias ou semanas de observação você terá dados suficientes para analisar se o seu gato tem uma preferência de patas (embora nem todos os gatos a tenham).

Não deixe de contar pra gente a preferência do seu bichano.

 

Escreva um Comentário

Avalie o post: *

Artigos Relacionados