Ínicio > Gatos > Comportamento-felino > Quer entender por que os gatos se lambem?

Quer entender por que os gatos se lambem?

Quer entender por que os gatos se lambem?

Se você é gateiro(a), com certeza já presenciou uma cena em que os gatos começam a lamber o próprio corpo. Tem algumas curiosidades sobre gatos que despertam o nosso interesse, não é mesmo? Continue lendo este artigo para entender por que os gatos se lambem.

Por que os gatos se lambem?

Os gatos nascem com a língua áspera para que consigam manter a própria higiene. O famoso banho de gato é um dos momentos mais longos e prazerosos para eles — que costumam umidificar suas patas dianteiras com saliva e as usam como uma espécie de toalha.

Se você notar que seu gato está tomando banho excessivamente, fique em alerta, pois é sinal de que algo está errado. O felino pode ter desenvolvido uma compulsão causada por algum tipo de problema psicológico (pode ser ausência de carinho ou atenção, por exemplo). Nesses casos, indicamos que o diagnóstico e o tratamento sejam feitos por um profissional.

Por que os gatos lambem a gente?

Algum gato já te lambeu e você se assustou? Acredite, essa é uma cena comum pra quem tem essas fofuras em casa. Isso pode acontecer por vários motivos, por exemplo:

  • Para marcar território: pode acreditar, os felinos também te consideram um território deles e, muitas vezes, receber uma lambida de gato é uma forma dele dizer “você é meu” — já que a saliva possui partículas de odor e, dessa forma, ele consegue deixar seu cheiro em você.
  • Para demonstrar carinho: gatos não demonstram carinho com tanta facilidade quanto os cachorros, mas isso não quer dizer que eles não sintam, viu? É apenas o jeito deles — que costumam se expressar em pequenos detalhes, por meio de uma lambida de carinho, por exemplo. Fofos, né?
  • Para sentir o gosto: se você já recebeu uma lambida pós-academia ou banho, saiba que tem uma explicação! Os felinos gostam de comidas salgadas e alguns têm a mania de lamber o suor de seus donos. Além do suor, sabonetes e hidratantes também chamam a atenção desses sapecas.
  • Para higienizar você: prepare-se para tomar um “banho de gato” a qualquer momento — se ele sentir necessidade de te higienizar, não exitará em dar algumas lambidinhas para que isso aconteça.  

Curiosidade sobre gatos: por que a língua é áspera?

Se você já recebeu uma lambida de gato, sabe que a língua deles é áspera. Isso acontece porque há centenas de filamentos finíssimos que ficam inclinados na base da língua, conhecidos também como papilas.

Muitas pessoas acreditam que as papilas servem para que o felino sinta o gosto dos alimentos, mas, na verdade, o fato da língua ser áspera contribui para a caça, higiene e também mantém os pelos penteados.  

A caça faz parte dos instintos de um felino e a língua áspera faz a diferença nesse processo também, pois ajuda a soltar a carne dos ossos das presas.

Aposte na melhor ração para gatos

Oferecer uma nutrição de qualidade para seu pet é fundamental, por isso aposte na Max Cat Professional Line Adulto Salmão & Arroz, que além de uma formulação equilibrada, contém partículas que possuem o tamanho adequado para favorecer a mastigação. E, claro, conta com o sabor que eles adoram!

 

Escreva um Comentário

Avalie o post: *

Artigos Relacionados