Ínicio > Gatos > Comportamento-felino > Os gatos tem boas razoes para ronronar

Os gatos tem boas razoes para ronronar

Os gatos tem boas razoes para ronronar

O ronronar dos gatos tem um efeito muito semelhante ao sorrir. O sorriso significa satisfação e bem estar, um aspeto fundamental nas relações sociais. As boas energias que transmitimos ao sorrir são capazes de contagiar a todos ao redor. Isso também acontece quando os nossos gatinhos ronronam quando chegamos ou quando dormem na cama dos seus tutores.

Mas o ronronar dos nossos bichanos ainda demonstra muito mais sobre eles.

Sim, os gatos são animais incrivelmente vocais. Seus miados, trinados, assobios, rosnados e guinchos são o seu jeito de se comunicar. Mas sem dúvida, o ronronar é muito fascinante e misterioso, relaxante e quase hipnótico.

Os cientistas observaram que os gatos selvagens não miam ou ronronam tanto quanto os nossos gatinhos. A explicação pode estar ligada a necessidade de comunicação com os humanos. Um gato quando ronrona ganha carinho ou petiscos. Aquele que mia mais acaba por comer primeiro!

 

O ronronar da felicidade e do bem-estar

Os gatos podem ronronar porque estão quentinhos, aconchegantes e felizes, no colinho do seu tutor. Nossos amados felinos ronronam quando são acariciados, quando estão deitados na nossa cama, quando estão sendo amamentados, quando estão comendo, quando encontram outro gato ou quando estão se limpando. Em suma, os gatos ronronam quando se sentem bem.

O ronronar da calma e da cura

Alguns cientistas que estudam o comportamento dos animais observaram que os gatos ronronam para se acalmarem em momentos de estresse ou dor. As vibrações liberam serotonina comumente conhecida como hormônio da felicidade, um neurotransmissor que influencia positivamente os mais diversos processos do sistema nervoso, como emoções, sistema central de recompensa, humor, consciência e avaliação da dor. As vibrações de baixa frequência também ajudam a melhorar a respiração e a aliviar a tensão.

Os cientistas também acreditam que essas vibrações podem ajudar na recuperação de alguma lesão, agindo para amenizar a dor. É o mesmo princípio do treinamento de vibração, que médicos e fisioterapeutas prescrevem há alguns anos para atletas ou outros pacientes com problemas musculares ou ósseos.

O ronronar de pedido

Cientistas do comportamento animal identificaram um tipo particular de ronronar, que os gatos parecem usar exclusivamente para obter algo de seu tutor: afeto ou comida. Curiosamente, a frequência mais alta contida nesse ronronar solícito soaria muito como uma criança chorando. Essa frequência pode, portanto, estimular nossa propensão natural ou instintiva para cuidar ou nutrir uma criança pequena.

 

Um gato ronronando ao nosso lado no sofá diminui nossa pressão arterial, ficamos mais calmos e relaxados e deixamos o estresse da vida cotidiana para trás por um tempo. Então, o que você está esperando? Sente-se no sofá, pegue seu gato no colo e acaricie-o! Você sentirá imediatamente as tensões do dia voarem para longe. 

 

Escreva um Comentário

Avalie o post: *

Artigos Relacionados