Ínicio > Gatos > Comportamento-felino > Miado de gato bravo no cio. Por que isso acontece?

Miado de gato bravo no cio. Por que isso acontece?

Miado de gato bravo no cio. Por que isso acontece?

Miado de gato bravo no cio é algo amedrontador, mas comum de se presenciar, principalmente para aqueles que possuem um felino em sua casa durante um longo período. Se você se sente ameaçado e não sabe o que fazer em situações como essa, fique tranquilo! Separamos informações que serão de grande ajuda para essa missão barulhenta. 

O cio dos felinos

Para descobrir a razão por trás da atitude agressiva do felino, é preciso primeiro entender tudo sobre gato no cio. É importante ressaltar que o cio é biologicamente normal na vida dos bichanos, por isso, cabe ao tutor detectar se o seu gato está nessa fase para não confundir com sintomas relacionados a doenças felinas. 

O cio é diferente para os gatos e para as gatas, tendo sintomas e características diferentes. Por essa razão, separamos as explicações por cada gênero dos bichanos.

Gatas no cio

O cio nas gatas começa mais cedo do que nos gatos, podendo iniciar dos 6 aos 9 meses da felina. Outro pequeno detalhe sobre o início do cio das gatas é que as de pelagem curta tendem a iniciar primeiro do que as gatas que possuem uma pelagem mais longa. 

Além disso, as felinas podem entrar no cio uma ou duas vezes por ano, nos meses onde a temperatura fica perceptivelmente mais quente, como nas estações primavera e verão. Outro fator que também é extremamente influenciador nesse processo é a convivência com gatas que já estão no cio, devido aos feromônios que provocam o cio.

Existem três fases que caracterizam o cio das gatas, onde, em cada uma delas, é possível encontrar comportamentos diferentes que farão a sua pequena mudar sua personalidade drasticamente e de forma rápida. 

  • Chegada do cio - antes da gata entrar no cio, seus comportamentos já são afetados pelos hormônios e pelas mudanças em seus órgãos reprodutores, deixando a pequena mais arisca ou até mesmo mais amorosa.
  • O cio - esse é o momento onde a felina está preparada para encontrar o gato macho. Nele, é comum ver a sua companheira de quatro patas miando de forma constante e alta, com o intuito de chamar o gato. Além disso, você também poderá encontrar sua mascote se esfregando em tudo que encontrar por aí. Esse é um ato que acontece para aliviar seus instintos.
  • Depois do cio - se a gata não cruzar, ela logo irá voltar ao normal, deixando de lado as características rústicas do cio e voltando a ser a felina que você tanto conhece.

Gatos no cio

Já quando nos referimos ao cio dos gatos machos, temos algumas diferenças. A primeira delas é o início do primeiro cio, sendo mais tardio que o das fêmeas, começando entre os 8 e 12 meses do peludinho. Diferentemente das gatas, o macho está pronto para acasalar durante o ano todo, basta sentir o odor que as fêmeas transmitem durante o cio ou ouvir os seus miados. 

Quando detectar uma fêmea no cio, o gato macho irá mudar seu comportamento rapidamente. Você poderá notar que o seu pequeno, que antes era calmo, agora é um gato bravo e mia constantemente

O gato também pode começar a urinar em locais onde ele não costuma. Essa é uma forma de deixar claro que a fêmea é sua, marcando território. 

Devemos manter a calma nesse momento. Vale lembrar que o cio é algo normal e natural dos felinos, por isso, precisamos ajudá-los a passar por essa fase da forma mais segura possível. 

Proteja o seu felino. Feche portas e janelas, já que é comum que os gatos fujam de casa para acasalar. Se você deseja proteger ainda mais o seu pequeno, a castração e a esterilização podem ajudar.

A melhor ração para gatos castrados

A castração do gato oferece vários benefícios à saúde dos felinos. Nos machos, pode até combater a leucemia felina e a síndrome de imunodeficiência. Porém, esse processo necessita de uma alimentação específica, já que os felinos correm grandes riscos de engordar de forma não saudável.  

A melhor ração para ajudar com os felinos castrados é a Max Cat Castrados - Frango. Com um sabor que atiça o paladar dos gatos, essa ração é ideal para combater o ganho de peso após a castração, devido a L-carnitina presente em sua composição, que libera energia metabólica para o seu gato. Experimente! O seu bichano vai amar. 

Escreva um Comentário

Avalie o post: *

Artigos Relacionados