Ínicio > Gatos > Comportamento-felino > O miado dos gatos

O miado dos gatos

O miado dos gatos

MIAUUU_ CERTAMENTE ESSE MIADO QUER DIZER ALGUMA COISA.

MIAUUUU....

Qual criança não emite este som ao imitar um gatinho? Pois este é sem dúvida o som mais característico dos gatinhos.

Os gatos expressam suas emoções através de uma enorme quantidade de sons. São eles os animais que conseguem emitir maior variedade de vocalizações, ficando atrás somente das aves.

Quando são bebês miam com muito mais frequência do que quando são adultos, pois nascem com os sentidos da audição e visão ainda pouco desenvolvidos e, por isso, usam o miado para chamar a mãe.

À medida que vão crescendo usam outras vocalizações para se comunicarem com outros gatos, e os miados para se comunicarem com os humanos.

Mas, é preciso entender que os sons estão diretamente ligados a uma situação, portanto é necessário observar a sua postura corporal e também o local onde eles estão.

Colocamos abaixo uma relação que fará com que você possa entender melhor os motivos dos miados do seu amigão. São eles:

Minha barriguinha ainda está faminta

Esse é um dos grandes motivos de miado dos bichanos. Mas fique atento, porque é possível que ele não esteja satisfeito com a ração que está sendo oferecida a ele e não com a quantidade ofertada.

Quero carinho e mimos

Seguramente seu bichano quando está carinhoso, pedindo atenção com miados mais suaves e tranquilos, estará querendo mimo.

Alguém me ajuda, estou estressado?

Os gatos, são seres de rotinas. Sendo assim, tudo o que envolva alterações no ambiente e possam causar ansiedade, medo ou frustração, pode contribuir para o estresse nos gatos. Por isso, fique atento a algumas situações que podem causar este estresse ao bichano: perda de um ente da família, festas com muito barulho, muitas pessoas na casa, mudança de residência, entre outras.

Minha areia está suja

Como todos sabem, gatos são muito limpos e cuidadosos, e uma coisa que irá deixá-los mesmo chateados será ver sua areia suja. Portanto, deve-se verificar diariamente a situação da sua caixa de areia. E lembre-se: se você tem um gato deve ter duas caixas de areia, se tem dois deve ter três, sempre uma a mais de acordo com o número de gatos da casa.

Estou com dor

Normalmente os gatos não se queixam muito de dores, mas é possível que faça isso para pedir sua ajuda. Este tipo de miado vem acompanhado de outros sinais, como por exemplo um tom diferente do miado habitual.

 

Apesar dessas situações, o seu gato nem sempre mia para chamar a sua atenção. Existem outras razões pelas quais o bichano poderá miar, como por exemplo na época do cio: uma das poucas vezes em que gato mia para atrair outros gatos. Ainda que pareça que só as fêmeas miam, na realidade, os machos também o fazem. Mesmo assim, as fêmeas possuem um miado um pouco mais longo do que é o habitual. 

Vale lembrar que o volume do miado também está diretamente ligado à importância que o seu gato está dando para aquela situação e o quanto ele quer sua atenção naquele momento.

 Agora que você já sabe o que quer dizer o miado do seu gato, está preparado para entende-lo e ajuda-lo quando ele solicitar.

O seu amigo merece o melhor de você e ao conseguir reconhecer possíveis sinais de estresse poderá ajuda-lo a lidar com diferentes situações da melhor forma possível,  contribuindo para a saúde e bem-estar do seu bichano.

E são estes cuidados que fazem toda a diferença!

 

Escreva um Comentário

Avalie o post: *

Artigos Relacionados