Ínicio > Gatos > Comportamento-felino > Miado do gato e uma comunicacao com os humanos

Miado do gato e uma comunicacao com os humanos

Miado do gato e uma comunicacao com os humanos

O miado do gato é seu principal meio de expressão. Mesmo que use linguagem corporal (posturas, movimentos de orelha, movimento de cauda), o gato doméstico utiliza mais o miado, por ser o que mais atrai a atenção de seu dono.

Mas o que ele quer dizer quando fala com você? Ele pode estar tentando se comunicar, e é importante entender as necessidades do seu gato. Em caso de miados excessivos, muitas vezes há um motivo: então, saiba ouvir, ele vai retribuir!

Miado continuo

Seu gato mia repetidamente, emitindo um som longo, perto de você e possivelmente roçando suas pernas: ele está pedindo algo ou apenas está te cumprimentando. Pergunte a si mesmo se suas necessidades básicas estão atendidas: as tigelas de comida e água estão cheias? A caixa de areia dele está limpa? Se ele está indo para a porta olhando para você, talvez ele só queira sair.

Miado alto e som mais grave

Atenção: seu gato está comunicando seu medo ou raiva. Avalie os possíveis perigos que parecem ameaçá-lo, acalme-o e tranquilize-o com palavras e carícias. Se ele assobiar, pode estar se preparando para atacar uma presa pequena ou para se defender de uma intrusão "inimiga", esteja pronto para intervir se necessário.

Miado lamentoso, longo e intenso

É um sinal de chamada sexual, para atrair um macho ou uma fêmea. Os machos também emitem esse som para avisar outros machos de sua presença. Este sinal de chamada sexual é muitas vezes a razão pela qual os tutores recorrem à esterilização.

Miado suave

Seu animal de estimação recebe você com um miado suave quando você volta para casa: provavelmente está contente em mostrar sua alegria em encontrá-lo!

 

O miado não tem um único significado. Os gatos miam para se comunicarem com seus tutores, seja para receberem um carinho, uma comida ou para brincar, mas também miam para acasalamento e disputa territorial. 

A frequência, intensidade e som emitidos quando o seu gato mia varia: ouça-o com atenção para entender o seu miado.

 

Escreva um Comentário

Avalie o post: *

Artigos Relacionados