Ínicio > Gatos > Comportamento-felino > GATOS: ADOÇÃO DE MACHO OU FÊMEA?

GATOS: ADOÇÃO DE MACHO OU FÊMEA?

GATOS: ADOÇÃO DE MACHO OU FÊMEA?

Se você decidiu entrar pro mundo dos gateiros, seja bem vindo.

Mas às vezes a vontade de adotar um bichano é tão grande que esquecemos de alguns pontos muito importantes antes de levá-los para casa, como o sexo do felino. Sabemos que identificar o sexo dos gatos também não é tarefa fácil e muitas vezes adotamos um macho achando que estamos adotando uma fêmea, ou vice-versa.

E afinal, você deve adotar um macho ou uma fêmea?

Devemos considerar alguns outros fatores que irão influenciar diretamente na personalidade do felino, além do sexo. Cada indivíduo é único e cada felino tem sua própria personalidade que é uma soma de fatores biológicos e ambientais.

Claro que para todas as regras temos as exceções e sempre poderemos encontrar um macho mais amistoso e uma fêmea mais arisca, e estas características ainda podem variar devido à castração, que deve ser feita em ambos os sexos.

CARACTERÍSTICAS DOS GATOS:

O gato macho costuma ser mais independente, animado, enérgico e explorador, afinal ele tem como prioridade o domínio do território e a vida sexual.

Esse comportamento pode ser problemático pois eles tendem a fugir, aumentando o risco de acidentes, ou de se envolverem em brigas com outros gatos.

Por isso é muito importante que seja afeita a castração do animal, para que o comportamento sexual não se desenvolva e ainda deixe-o menos ansioso, mais calmo e afetuoso, uma vez que o nível de seus hormônios sexuais serão diminuídos.

CARACTERÍSTICAS DAS GATAS:

Já a fêmea tende a ser mais afetuosa e caseira. Gostam do contato físico e são protetoras. Graças a seu instinto materno pode se sentir ameaçada com qualquer mudança brusca no ambiente em que está acostumada a viver, pois precisa de sentir protegida e segura caso tenha uma ninhada.

Outro ponto importante é o período de cio das fêmeas que apresentam, neste momento, estresse e ansiedade, podendo miar com muita frequência e até urinar pelo ambiente com o objetivo de marcar território e ainda muitas vezes podem fugir neste período.

Mas tudo isto pode ser evitado através da castração ou esterilização, que além de melhorar estes aspectos emocionais ainda controla a ninhadas indesejadas que muitas vezes terminam em maus-tratos e abandono.

 

Prontinho, agora que você já conhece um pouco mais sobre as características de cada sexo, é importante levar em consideração suas preferências e ainda estar certo de que terá condições de satisfazer as necessidades básicas do seu futuro bichano. Sendo assim, você estará preparado para aumentar sua família e doar seu lar para este novo amigão!

E lembre que Max Cat Professional Line está sempre pensando em primeiro lugar na saúde e bem-estar de seu bichano, além de oferecer uma linha completa de rações, com muitas opções para a escolha do produto ideal para seu gato de acordo com suas particularidades e preferências.

Escreva um Comentário

Avalie o post: *

Artigos Relacionados