Ínicio > Gatos > Comportamento-felino > Gato sorrindo: 10 motivos para ele estar feliz

Gato sorrindo: 10 motivos para ele estar feliz

Gato sorrindo: 10 motivos para ele estar feliz

Você provavelmente já deve ter se deparando com imagens de gatos sorrindo na internet, certo? Alguns sortudos também conseguiram ver esse sorriso fofinho pessoalmente, com o seu bigodudo. Mas será que eles realmente estavam sorrindo? Além disso, já parou para pensar no que faz o gato feliz?

Antes de buscar por maneiras de fazer o seu fofinho sorrir, precisamos descobrir um pouco mais sobre o sorriso animal.

O gato realmente sorri? 

Muitos animais possuem a capacidade de expressar sua felicidade com sorrisos e até mesmo gargalhadas, como os chimpanzés, por exemplo. Por essa razão, muitos já se perguntaram: o gato realmente sorri

São casos raros, mas os gatos também são capazes de dar um sorrisinho, mas não espere ver os dentes de gato. O sorriso dos bichanos é mais minimalista e simples, por essa razão, passa despercebido pelos tutores.

Podemos associar o sorriso felino à sua felicidade, portanto, quanto mais contentes, mais chances você terá de ver o seu fofinho feliz da vida. Separamos 10 razões que podem trazer muito mais do que o sorriso dos bigodudos, mas proporcionar também o bem-estar do bichano. 

Como deixar o gato feliz?

Deixar os gatinhos contentes é uma tarefa fácil quando temos as dicas certas. É importante ressaltar que a felicidade do pequeno está atrelada às suas necessidades. Portanto, já podemos adiantar que o cuidado faz parte dessa tarefa. Papel e caneta na mão para anotar os motivos que deixam os gatos contentes. 

  • Boa saúde

As visitas ao médico veterinário estão no topo da lista. Sem saúde, o gato pode não apenas perder a sua motivação de felicidade, mas também corre o risco de adoecer, e não queremos isso para os nossos pequenos, não é mesmo?

Respeitar as consultas marcadas pelo especialista, assim como o calendário de vacinação, pode proporcionar uma saúde de ferro aos gatos. Outra importante dica é não utilizar produtos que não foram indicados por um especialista para melhorar a saúde de seu companheiro de quatro patas. Cada animal e cada caso precisa de um cuidado específico. 

Não se esqueça de levar o bichano ao veterinário caso ele apresente alterações drásticas em seu comportamento. Quanto mais cedo um problema for detectado, mais fácil poderá ser tratado. Lembre-se: saúde é sinônimo de felicidade. 

  • Petiscos para gatos

Essa é também uma forma de adestrar o seu gato, mas, acima de tudo, de deixá-lo feliz! Os felinos adoram mimos como os petiscos. Use essa ferramenta para transformar o dia do seu fofinho. Existe uma variedade imensa de agrados, alguns até funcionais, como os que tratam tártaro, por exemplo. Teste e descubra qual deles aumenta mais a felicidade do seu bichano.

  • Higiene em dia

Gatos são extremamente limpinhos, ligando a higiene diretamente ao seu bem-estar. É por essa razão que os peludinhos estão sempre se lambendo e tomando aquele banho caprichado.

Você deve estar pensando: “como eu posso ajudar na higiene do meu gato?”. A resposta para essa pergunta pode ser simples. Existem duas tarefas para nós, humanos, nessa missão: trocar a caixinha de areia e escovar o gato. Simples, mas eficaz.

  • Comunicação compreendida

Gatos são animais tranquilos e quietos, mas, quando necessitam expressar algo, sempre irão se comunicar pelo miado e por gestos. Quando são compreendidos, podem ter os seus desejos atendidos, deixando-os felizes. Entender a comunicação dos felinos é essencial na busca pela felicidade.

  • Personalidade reconhecida

Cada gato possui uma personalidade. Alguns são mais brincalhões e adoram correr por aí, encontrando maneiras de se divertir, já outros são mais solitários e preferem ficar escondidos tirando aquela soneca. Caso force o seu gato a ser o que ele não é, poderá trazer à tona sentimentos negativos. 

  • Brinquedos 

Brincar também faz parte do dia a dia desses pequenos, principalmente dos filhotes. Caso sua casa não tenha muitas opções de diversão, é o momento dos brinquedos para felinos entrarem em ação. Se o seu fofinho estiver se divertindo, com certeza também está feliz. 

  • Caixinha limpa

Como já citado, a caixinha de areia é um local “sagrado” para os felinos. Os tutores devem manter a limpeza desta área em dia. Vale lembrar que, quando a caixinha não está limpa, o felino irá buscar outro cantinho da casa para fazer suas necessidades. 

A escolha da areia certa também pode afetar na utilização da caixinha. Faça testes e busque a que mais agrada o seu bichano. Ouvi-lo é essencial, afinal de contas, é ele que vai desfrutar desse cantinho. 

  • Número correto de caixas de areia

Caso tenha mais de um felino, essa dica é pra você. Ambientes com mais de um felino necessitam de uma caixinha para cada felino, além de mais uma extra, portanto, caso tenha dois gatos, precisará de três caixinhas, por exemplo. 

  • Demonstração de carinho

Não hesite em encher o seu fofinho de carinho, principalmente quando ele tiver uma boa atitude. Busque reservar um momento do seu dia para dar carinho e atenção para o seu pequeno companheiro.

  • Alimentação correta

Os bigodudos também precisam ter uma alimentação correta e balanceada. Quando oferecemos uma nutrição que atende às necessidades do felino, podemos evitar grandes problemas de saúde relacionados diretamente à alimentação. 

Não podemos nos esquecer da água, que também é um fator decisivo no dia a dia de um gato saudável.

 

Estudos revelam que a alimentação está ligada não apenas à saúde do gato, mas também aos aspectos físicos e emocionais do bichano, como os pelos e a felicidade, por exemplo. Procure oferecer uma ração de qualidade, como Max Cat Professional Line Adultos Frango & Arroz.

Com ingredientes selecionados por especialistas, essa ração possui os nutrientes certos para ajudar no desenvolvimento do seu bigodudo, como vitaminas A, B e C. Além disso, ela pode tratar a saúde urinária, visão e coração do felino. Temos certeza que o seu filhinho vai amar. 

Escreva um Comentário

Avalie o post: *

Artigos Relacionados