Ínicio > Gatos > Comportamento-felino > Gato soltando muito pelo: saiba como melhorar

Gato soltando muito pelo: saiba como melhorar

Gato soltando muito pelo: saiba como melhorar

Se você tem felinos em casa, com certeza já está acostumado com o pelo de gato caindo pelo chão. A pelagem do seu animal possui um ciclo de vida e está sempre se renovando... Porém, quando o gato está soltando muito pelo, pode ser um alerta do organismo sobre possíveis problemas. Como saber quando devemos nos preocupar com a queda de pelos em gatos? Vamos falar sobre isso:

O que fazer para parar de cair o pelo do gato?

Já dizia a frase “a felicidade deixa pelos na roupa”... E não é só na roupa, não é? A casa toda fica com rastros dos nossos fofuchos. 

Os gatos costumam soltar pelos em excesso aos quatro meses de idade, quando trocam a pelagem de filhote. Após isso, acabam substituindo os pelos antigos por novos no ciclo folicular normal e em trocas de estação, o que não é muito recorrente no nosso país, pois possui um clima tropical. 

Não existe uma fórmula pronta para fazer o gato parar de soltar pelo. O que deve ser feito, em primeiro lugar, é observar quando começou a queda intensa e o que pode estar causando essa ocorrência. 

O que fazer quando o pelo do gato está caindo muito?

A queda de pelos em gatos deve ser fiscalizada principalmente se vier acompanhada de outros sintomas: não deve apresentar feridas ou falhas visíveis na pelagem. 

Algumas causas podem estar associadas a doenças ou mudanças no comportamento felino. Caso perceba que é uma queda de pelos do gato localizada em alguma parte do corpo, é importante consultar um médico-veterinário para que ele possa examinar o local com mais detalhes e realizar alguns exames específicos.

O que é alopecia em gatos?

A alopecia em gatos é caracterizada pela perda de pelos em grande quantidade. Ela deixa falhas na pelagem do gato e deve ser investigada, já que normalmente essa ocorrência é sintoma de um problema maior. Por isso o rápido diagnóstico por meio de um profissional é importante para que as causas sejam identificadas rapidamente. 

Abaixo, algumas causas da alopecia em gatos:

  • Dermatite alérgica por inalação: O peludo pode ter inalado algum tipo de pó que causou alergia, como: pólen, mofo, ácaros, entre outros. Os sintomas normalmente são: perda de pelos, orelhas inflamadas, vermelhidão no corpo e coceiras.
  • Dermatite de contato: Ocorre quando o gato tem contato com materiais que causam alergia, como: plástico, lã, borracha, produtos químicos, aplicação de remédios etc. É uma reação alérgica que causa coceira e queda de pelos. Além disso, podem surgir bolhas no local com pouca pelagem.
  • Alopecia facial: O gatinho perde pelo entre os olhos e a orelha. É uma ocorrência normal que acontece a partir de um ano de vida, principalmente em gatos que possuem pelagem escura e curtinha. Desde que não seja acompanhada de vermelhidão, feridas ou pele irritada, o tutor não precisa se preocupar, pois com o tempo costuma apresentar melhora.
  • Alergia alimentar: A má alimentação é um problema que afeta o organismo todo do felino, e priorizar a alimentação adequada é essencial quando se tem um fofucho em casa. Quando o gato não possui uma alimentação completa e balanceada, vários problemas podem surgir, acarretando alergias ou até doenças mais severas. A alergia alimentar causa sintomas parecidos com os das outras alergias, associados ao fato de que o gatinho poderá recusar a ração ou piorar após a refeição.
  • Perda de pelo durante a gravidez e amamentação: Isso pode acontecer por conta da mudança do organismo, desconforto e mudanças radicais no dia a dia do gatinho. Pode acontecer também após cirurgias ou algum tipo de estresse. A perda de pelo nesse caso é no corpo inteiro e pode ser observada claramente.

Esses são apenas alguns problemas que podem causar a queda de pelos em gatos, muitos outros motivos podem provocar essa complicação.

Quando o gato solta muito pelo?

Os gatos renovam os pelos naturalmente: esse é o principal motivo da queda dos fios. Eles possuem uma vida útil e caem para dar espaço a outros. 

É importante ressaltar que os pelos caem com mais frequência no calor, porém essa queda é uniforme e natural. 

Doenças como alergias e dermatites também causam intensa perda de pelos em gatos, porém de maneira diferente, pois são localizadas em determinadas partes do corpo, como já falamos anteriormente.

O ideal é sempre ficar de olho no seu fofucho. Caso perceba que ele possui algum sintoma diferente ou está se comportando de maneira estranha, leve-o ao veterinário. 

Levá-lo em consultas de rotina e oferecer uma alimentação saudável vai ajudar (e muito!) na pelagem e na saúde do seu bichano. 

Rações nutritivas, como as da Max Cat Professional Line, ajudam na qualidade de vida do seu gato. Elas não possuem corantes, ou seja, não oferecem riscos de alergia ao seu animal. 

Uma ótima opção é a Max Cat Professional Line Adultos Frango & Arroz: ela é enriquecida com ácido pantotênico, uma vitamina que auxilia na pelagem do seu gato e previne a queda excessiva de pelos. Além disso, traz em sua composição ingredientes selecionados que proporcionam uma alimentação rica em proteínas para o seu felino. Possui vitaminas A, B12 e C, auxiliando no trato urinário, visão e coração do seu fofucho. E claro que o sabor também importa, por isso aliamos toda essa nutrição a um sabor irresistível. Seu filho vai adorar! Experimente!

Conheça toda a nossa linha Professional Line em nosso site.

Escreva um Comentário

Avalie o post: *

Artigos Relacionados