Ínicio > Gatos > Comportamento-felino > Bichanos que arranham o tempo todo

Bichanos que arranham o tempo todo

Bichanos que arranham o tempo todo

É normal que os gatos cocem ou lambam o pelo. Este gesto é instintivo: o gato é um animal meticulosamente limpo! Por outro lado, se você o observar se coçando, lambendo ou se mordendo freneticamente durante todo o dia ou perceber grandes extensões sem pelos nas costas ou barriga ou aparecimento de lesões e feridas pelo corpo: com certeza algo está errado!

Veja abaixo uma lista das causas mais comuns de coceira em seu pequeno companheiro

Parasitas

As pulgas estão por toda parte! Esses pequenos animais que você mal consegue ver a olho nu são um verdadeiro incômodo para o seu gato. Sua saliva ou suas picadas são os principais culpados da coceira. Outros parasitas, incluindo carrapatos, ácaros, também podem ser a causa. Parasitas internos também podem causar coceira em gatos. Lembre-se de desparasitar seu animal regularmente!

Alergias

Assim como algumas pessoas desenvolvem irritações na pele em resposta a certos alimentos ou fatores ambientais, os gatos podem ter coceira e irritação na pele se forem alérgicos a algo em seu ambiente. As causas são diversas e o veterinário as identifica.

Pele seca

O ar seco do inverno ou inadequações nutricionais podem contribuir para a pele seca e escamosa, fazendo com que seu gato comece a lamber ou coçar em busca de alívio.

Dor

Se você perceber que seu gato está lambendo ou mordendo o mesmo local repetidamente, pode ser que ele esteja sentindo dor ou desconforto nessa área.

Distúrbio comportamental

Tédio, ansiedade ou estresse podem acabar causando um transtorno compulsivo no seu gatinho, como se arranhar, lamber ou coçar. Eles geralmente começam quando há mudanças no ambiente, incluindo um novo animal ou bebê na casa ou uma mudança para um novo local.

Tratamentos disponíveis

É sempre aconselhável procurar um veterinário para fazer o diagnóstico correto deste comportamento no seu gato. Dessa forma, ele poderá prescrever o tratamento adequado para eliminar o desconforto do seu gatinho.

Lidando com ansiedade ou tédio

Se você e seu veterinário determinarem que não há causa física para o comportamento do seu animal de estimação, existem coisas que você pode fazer para melhorar o estado de espírito do seu gato. Garantir que seu gato se sinta seguro, amado e confortável em sua casa é importante, assim como fornecer estímulos e exercícios adequados.

No final, será relevante levá-lo ao veterinário para uma consulta. O profissional de saúde identifica as causas da coceira e prescreve o tratamento adequado.

 

Você também poderá se interessar por este conteúdo:

https://www.maxtotalalimentos.com.br/dica-gato/comportamento-felino/ansiedade-tambem-atinge-os-gatos/

 

 

Escreva um Comentário

Avalie o post: *

Artigos Relacionados