VIDA DE GATO: O QUE PODE MUDAR DURANTE O ISOLAMENTO?

Mudanças no comportamento dos felinos têm sido muito comuns durante a quarentena. Entenda por que isso acontece.
Ao menos um dia nesta quarentena você deve ter olhado para o seu gato todo pleno no sofá e pensado: “como eu queria ser você”. Mas será que esse período está sendo tão tranquilo assim pra ele? Pode ser que não, e nem é tão difícil assim perceber. Basta observar o seu comportamento.
Pode ser que o seu bichano esteja feliz e relaxado com a sua presença constante em casa, com a família toda reunida e os carinhos sem hora pra acabar. Por outro lado, a mudança na rotina, o aumento do barulho e a sensação de “território invadido” podem estar incomodando e o deixando estressado.
Outro fator que interfere no comportamento do seu peludinho é o que você está sentindo. Isso mesmo! Se você anda irritado, ansioso ou estressado, ele sente, e fica também. Felinos são extremamente sensíveis aos ambientes e às nossas emoções.
Então, se o seu amigo tem andado agressivo, rosnando, bufando, te mordendo, arranhando e fazendo xixi pela casa, é muito provável que ele esteja estressado. Mas tenha calma! É apenas uma fase e você pode fazer com que passe logo. Confira algumas dicas que podem ajudar:
- Tente não interferir na rotina do bichano. Evite mudar o horário da comida, tirar as coisas dele do lugar ou ocupar o espaço que ele costuma ficar. Sim, ele pensa que a casa é dele!
- Reserve alguns momentos do seu dia só para vocês. Pode ser fazendo carinho ou brincando de algo que o faça gastar energia.
- Ofereça brinquedos diferentes e evite deixar todos à disposição. Os gatos enjoam rápido, então o mais indicado é variar os brinquedos pra ter sempre uma novidade.
- Ao repreendê-lo, não brigue e nem grite. Aproxime-se dele no momento exato em que estiver fazendo algo errado e diga “não”, usando sempre o mesmo tom de firmeza e seriedade.
Com carinho, compreensão e paciência tudo voltará ao normal. Acredite!