Ínicio > Gatos > Alimentacao-felina > Leite para gato recém-nascido. Pode?

Leite para gato recém-nascido. Pode?

Leite para gato recém-nascido. Pode?

Ter um gato recém-nascido em casa exige alguns cuidados especiais. Essa é a fase mais frágil da vida do animal, onde ele precisará de toda atenção e amor. Um fator importante para a sobrevivência e o desenvolvimento do gatinho é a alimentação. Sabemos que nesse período existem algumas dúvidas frequentes entre mamães e papais de primeira viagem — alguns exemplos, são: como cuidar de gatos recém-nascidos? Posso oferecer leite?

Como cuidar de um gato recém-nascido

Existem muitos casos de gatos recém-nascidos que são abandonados ou separados de suas mães e, se essa for a situação, o cuidado precisa ser redobrado — assim como felinas que acabaram de parir suas crias. O fato é que a saúde dos gatos recém-nascidos é extremamente delicada; portanto, prestar atenção e se preocupar com cada detalhe fará diferença.

Os primeiros cuidados envolvem a temperatura do gato recém-nascido — o ideal é estar entre 37 ºC e 39 ºC — mas, caso não esteja, você pode ajudar proporcionando um ambiente quentinho pra ele com mantas e cobertores. Levá-lo ao veterinário para verificar seu estado de saúde também é importante. E, claro, oferecer uma alimentação adequada, principalmente se for uma situação na qual a mãe está ausente.

Posso oferecer leite para gato recém-nascido?

Quando vemos aquelas fofuras tão pequenininhas, a ideia de oferecer leite para gato recém-nascido é praticamente automática, né? Mas saiba que não é qualquer tipo de leite que eles podem ingerir e é sobre isso que vamos falar agora.

O indicado para gatos órfãos é verificar a possibilidade de uma ama de leite; ou seja, uma gata em período de amamentação que possa “adotá-los” durante essa fase. Mas é preciso ter cautela na hora de escolher, pois a gata pode estranhar os filhotes e ficar agressiva. Caso a ninhada seja muito grande, a melhor saída é amamentar os filhotes com uma mamadeira específica para gatos. Evite colheres e conta-gotas para não ocorrer aspiração do leite.

Agora você está se perguntando qual tipo de leite é indicado para gatos recém-nascidos, certo? E se está pensando em oferecer leite de vaca, saiba que não é indicado, pois a flora intestinal dos felinos ainda está em formação e eles costumam ter intolerância à lactose.

Qual leite dar para um gato recém-nascido?

Se o gato for recém nascido, o melhor leite para ele é Max Milk Gatinhos Substituto do leite materno. Um alimento que oferece toda a nutrição que o seu filhote precisa nessa fase. Contém cálcio, fósforo e é ideal para nutrir o gatinho recém-nascido; além, claro, de um sabor todo especial!

Como alimentar filhote de gato abandonado?

Após resgatar um filhote de gato abandonado, você provavelmente terá que lidar com o fato de que ele estará assustado e arisco. O primeiro passo para tranquilizá-lo, é preparar um cantinho só para ele na casa. Caso ele já tenha idade suficiente para se alimentar sozinho, o ideal é que você deixe um pote de ração e outro de água limpa à disposição.

Gatos recém-nascidos você deve alimentar com Max Milk Gatinhos Substituto do leite materno, uma nutrição completa para essa fase da vida do filhote.

Como fazer mamadeira para filhote de gato?

Para fazer uma mamadeira para filhote de gato é importante saber que não se deve usar leite de vaca, e sim uma fórmula apropriada para felinos, como Max Milk Gatinhos Substituto do leite materno. O modo de preparo é simples:

Despeje água morna (aproximadamente 39°C) e acrescente 1 medida de Max Milk Gatinhos para 2 medidas de água na mamadeira. Agite até diluir completamente. Agora é só oferecer para o filhote! Caso não tenha mamadeira em casa, utilize uma seringa.

Pode dar leite em pó para filhote de gato?

Um dos maiores erros cometidos pelos tutores de gato filhote é oferecer leite de origem animal (vaca, cabra ou qualquer outro tipo) pois eles podem causar problemas intestinais ao felino.

É fundamental que o gato receba o leite materno da gata. E quando isso não ocorre por algum motivo, é necessário oferecer um substituto do leite materno, geralmente em versão pó, o importante é que seja desenvolvido especificamente para gatos.

Gatinhos recém-nascidos exigem um cuidado mais detalhista; afinal, essas fofurinhas dependem de nós para crescerem fortes e saudáveis! <3

Escreva um Comentário

Avalie o post: *

Comentários - Leite para gato recém-nascido. Pode?

Magna Nascimento

Amei aprendi muito

Artigos Relacionados