Ínicio > Cães > Saude > O QUE O BAFINHO DOS CAES DIZ SOBRE A SUA SAUDE

O QUE O BAFINHO DOS CAES DIZ SOBRE A SUA SAUDE

O QUE O BAFINHO DOS CAES DIZ SOBRE A SUA SAUDE

Você sabia que o mau hálito pode servir de pista para avaliar a saúde do seu pet ou a qualidade da sua alimentação?

Sim. Portanto é possível encontrar a causa e eliminar o bafinho inconveniente por meio de uma mudança na dieta ou tratamento indicado pelo veterinário. O mau hálito é muitas vezes a consequência de um problema mais grave, e não deve, de forma alguma, ser negligenciado ou deixado para lá.

O que causa o mau hálito?

Em muitos casos, o mau hálito dos cães vem dos dentes. Restos de comida e corpos estranhos se decompõem em sua boca e podem levar a um hálito desagradável, assim como a placa dentária. Um dente infectado também pode ser a causa e, no caso dos filhotes, pode ser a troca dos dentes. Alguns comportamentos, como o hábito de comer fezes ou restos de alimentos da lixeira podem ser resolvidos com treinamento, para que o cão não corra o risco de pegar doenças ou se infectar com parasitas. Além disso, o mau hálito de um cãozinho também pode ser sinal de um problema de saúde.

Mau hálito em cães: doenças relacionadas

O mau hálito pode ser um sinal das seguintes doenças, entre outras:

- condições estomacais, como gastrite, infecção gastrointestinal ou doença renal

- diabetes

- doença hepática

- sinusite

- amidalite

- inflamação da mucosa oral

- eczema dos lábios

- doenças nos dentes

Para determinar a causa é necessário levar seu caozinho ao médico veterinário de sua confiança.

 

Comida de qualidade, um ponto essencial

Para prevenção da formação do tártaro, que é um dos maiores causadores do mau hálito, escolha um alimento que possua em sua fórmula substâncias que reduzem esta formação. Alguns petiscos próprios pra esta prevenção também são indicados, pois assim, além de prevenir o tártaro você estará agradando seu caozinho com um delicioso petisco.

A importância da Escovação dos Dentes

Escovar diariamente os dentes é muito importante para a saúde bucal do seu doguinho

Escolha um bom momento do dia para fazer a escovação. Escovar após o almoço, por exemplo é ruim pois o cãozinho está de barriga cheia. Um bom momento seria após uma sessão de brincadeiras. Crie uma rotina e pratique a escovação todos os dias no mesmo horário. Utilize produtos próprios, como escova e pasta de dente para cachorro. Nunca utilize itens desenvolvidos para humanos. Quando você iniciar a escovação dos dentes do seu coazinho procure não fazer muita força, para não machucar a gengiva do pet. Escove os dentes sempre em movimentos circulares, assim, a limpeza será mais efetiva. Após a escovação, tranquilize seu amigão com carinhos, assim ele irá associar a escovação a um momento prazeroso.

Meu cachorro tem mau hálito persistente: o que devo fazer?

Você deve consultar um veterinário e deixá-lo determinar se é uma causa orgânica, uma doença específica ou se é um problema dentário ou bucal. Em todos estes casos, ele irá prescrever o tratamento adequado e aconselhá-lo sobre o que você deve fazer para combater o mau hálito do seu cão.

 

Escreva um Comentário

Avalie o post: *

Artigos Relacionados