Ínicio > Cães > Saude > Quais os sintomas da Doença do Carrapato?

Quais os sintomas da Doença do Carrapato?

Quais os sintomas da Doença do Carrapato?

A doença do carrapato é uma infecção séria que ataca diretamente o sangue dos cachorros. Ela raramente contamina gatos ou tutores, mas é possível que aconteça. Por isso é importante ficar sempre de olho no corpo do seu bichinho para verificar se há presença de carrapatos.

Como a doença é transmitida?

O próprio nome da doença já diz seu meio de transmissão: o carrapato marrom. Ele se aloja no corpo do pet e se alimenta do seu sangue, podendo desenvolver duas doenças diferentes, a erliquiose e a babesiose. As duas são conhecidas como doença do carrapato, mas possuem sintomas diferentes. A erliquiose é causada por uma bactéria que destrói os glóbulos brancos do cãozinho, já a babesiose, ataca os glóbulos vermelhos e é causada por um protozoário. Vale ressaltar que se uma cachorra estiver grávida e for picada por um carrapato infectado, o problema poderá ser transmitido aos pequeninos, causando doença do carrapato em filhotes após o nascimento. Prestar atenção em qualquer alteração de comportamento do pet ajudará bastante a identificar o problema.

Sintomas da doença do carrapato

A principal diferença entre a erliquiose e a babesiose está na velocidade e nos estágios em que se manifestam nos cães. Há duas fases: a primeira é conhecida como aguda, e a segunda como crônica. Geralmente, os sintomas da doença do carrapato se apresentam entre 8 e 20 dias após o contágio. 

Na fase aguda, eles se apresentam como:

  • Hematomas
  • Sangramento na urina, nas fezes ou nasal
  • Perda de peso
  • Apatia
  • Pontos vermelhos em locais como abdômen, olhos e gengiva

Enquanto na fase crônica, um estágio mais avançado, ocorre da seguinte forma:

  • Febre
  • Olhos vermelhos
  • Artrite
  • Convulsões
  • Fraqueza

Um dos sintomas mais evidentes da doença do carrapato é a anemia em cães  — na qual áreas como gengiva, olhos e interior das genitais ficam amareladas e pálidas. O animal também pode apresentar sintomas como insuficiência renal aguda, intoxicação, tontura ou desorientação (devido ao fato de que o corpo não está eliminando as toxinas pelo xixi). 

Doença do carrapato tem cura? 

A boa notícia é que a doença do carrapato tem cura! Porém é essencial que o tutor saiba se o cãozinho foi infectado com erliquiose ou babesiose, pois as formas de tratamento das duas são diferentes.
A babesiose é tratada com remédios babesicidas, que possuem a função de eliminar o parasita. Já o tratamento da erliquiose, deve ser feito com antibióticos e outros medicamentos para combater o agente causador do problema.
Nos dois casos, o tratamento para doença do carrapato pode levar de 15 a 30 dias, e somente um profissional poderá indicar o tempo ideal de cura da doença. Em alguns casos, soro e transfusão de sangue podem ser necessários. 

Outras complicações podem causar doenças caninas secundárias, o indicado é tratá-las separadamente.
Lembre-se: a automedicação oferece riscos sérios e até mesmo fatais para a saúde do seu peludo. Leve-o sempre ao veterinário!

Como acabar com carrapatos 

Para que seu cão não corra o risco de sofrer os efeitos dessa doença, o melhor a fazer é eliminar os carrapatos do ambiente por meio de uma dedetização. Não fará efeito se você apenas retirar os parasitas do animal, pois os ovos e larvas ficam espalhados no local.

Utilizar produtos como antipulgas e anticarrapatos ajuda bastante, assim como o uso de coleiras contra parasitas e banho com produtos especiais. 

Proteja seu animal oferecendo a ele muito amor, carinho, água fresca e uma ração para cachorros feita com ingredientes de qualidade. A alimentação da Max é desenvolvida pensando em cada fase e necessidade de quem tanto nos inspira: os pets. Conheça todas as opções acessando nosso site.

Escreva um Comentário

Avalie o post: *

Artigos Relacionados