Ínicio > Cães > Saude > OS CAES PODEM COMER FRUTAS?

OS CAES PODEM COMER FRUTAS?

OS CAES PODEM COMER FRUTAS?

Embora muitas comidas sejam seguras para os cães, algumas são prejudiciais. Por isso, é comum que tutores tenham dúvidas sobre quais as frutas que cachorro pode comer ou não.

É natural que os tutores queiram oferecer frutas aos seus cães, até mesmo porque sabemos do poder nutritivo que elas possuem.

No verão, principalmente, temos uma variedade enorme de frutas deliciosas, mas algumas realmente não devem ser consumidas pelos cães,  mesmo que você seja uma vítima constante dos suplicantes e irresistíveis olhinhos pidões do seu cãozinho.

Para solucionar essas questões, confira quais frutas são seguras e saudáveis para o seu cão.

Quantidades:

As frutas devem ser oferecidas como forma de Snacks, petiscos, e não podem ser mais de 10% do valor calórico diário do cão.

Maçã:

Seu cachorro pode comer maçã, pois esta é uma excelente fonte de vitaminas A e C, além de fibras.

É um excelente snack para oferecer ao seu cão e no verão pode ser dada congelada em cubos para que ele se refresque também.

A semente deverá ser retirada porque pode liberar cianeto no estômago do animal.

Mamão:

Olha que boa notícia: seu querido cachorro pode comer mamão! O mais legal é que a fruta possui vitaminas A e C, fibras, potássio e cálcio. Porém, muita atenção com a papaína, uma enzima que facilita a digestão, mas que é famosa por soltar o intestino.

Banana:

Ao contrário de outras frutas, que podem ter componentes tóxicos, todas as partes da banana são seguras para o seu cão. Apesar de poderem não conseguir usufruir de todos os benefícios nutricionais da banana como os humanos, as bananas são ótimos snacks para o seu cão.

Laranja:

Até que o cachorro pode comer laranja, mas essa não é uma das frutas favoritas dos cães. Afinal de contas, eles não gostam dos cítricos com cheiro forte.

As laranjas são uma excelente fonte de vitamina C, potássio e fibras. Se for tentar, ofereça apenas a “carne” da laranja ao cão — sem casca nem sementes. No entanto, para animais que têm gastrite, elas não são aconselhadas, exatamente por causa de sua acidez.

Manga:

As mangas são frutas que cachorros podem comer sem preocupar os tutores. Até porque são ricas em quatro vitaminas: A, B6, C e E, além de potássio e betacaroteno.

Devem ser dadas com moderação, já que têm muito açúcar. Como com a maioria das frutas, antes de oferecer a manga ao cão, remova a casca, o caroço e aquela parte mais dura que envolve o caroço. Isso porque ali há um pouco de cianeto, que pode causar alteração respiratória.

Melancia:

Uma boa dica é que o cachorro pode comer melancia nos dias quentes de verão. Afinal de contas, oferecer essa fruta é como dar água ao cão. De toda forma, lembre-se de tirar a casca e a sementes, a fim de que elas não resultem em obstruções intestinais.

Abacaxi:

Sim, o seu cachorro pode comer abacaxi, mas sem casca ou coroa, claro. A fruta contém bromelina, uma enzima que facilita a absorção das proteínas da dieta do animal. De todo modo, lembre-se de que a acidez pode piorar quadros de gastrite.

Outras frutas que não são prejudiciais ao seu cãozinho são:

Pêssegos, amora, mertilo, pêra, framboesa, goiaba e melão.

 

Dicas de como oferecer frutas para seu cão:

>> As frutas deverão ser lavadas, descascadas e retiradas as sementes, pois as cascas e sementes podem conter substâncias tóxicas

>> Ofereça a fruta em pedaços e não inteiras, para facilitar a mastigação.

>> Para os cães menores, as frutas podem ser amassadas e oferecidas em forma de purês.

>> No verão, os cães adoram se refrescar com cubos de frutas congelados!

>> Lembre-se de não ultrapassar a quantidade ideal, uma vez que a ingestão de frutas em excesso também pode predispor problemas na saúde dos cães.

 

ATENÇÃO: Frutas que o seu cão não pode comer!

Uva:

Uvas e passas (uvas secas) são tóxicas para cães, independentemente da raça, sexo ou idade do animal. Elas podem levar à insuficiência renal e são consideradas perigosas para os peludos.

Carambola:

A carambola não deve ser oferecida aos cães porque contém oxalato de cálcio em todas as partes da fruta, sobretudo se ela ainda não está madura.

Frutas em geral

As frutas contêm vitaminas, fibras e antioxidantes, e se oferecidas de forma adequada, podem ser saudáveis para os cães, assim como são para os humanos.

Também são ricas em água, o que as torna refrescantes em épocas mais quentes.

Agora que você já sabe quais frutas pode oferecer para seu cão, você poderá sentar para comer uma frutinha com seu melhor amigo de forma saudável e segura!

 

Escreva um Comentário

Avalie o post: *

Artigos Relacionados