Ínicio > Cães > Saude > OS CAES PRECISAM ESCOVAR OS DENTES

OS CAES PRECISAM ESCOVAR OS DENTES

OS CAES PRECISAM ESCOVAR OS DENTES

SIM, OS CÃES PRECISAM ESCOVAR OS DENTES

A higiene bucal nos cães é muito importante, porque a doença periodontal, também conhecida como tártaro ou placa bacteriana, pode trazer várias consequências para a saúde do seu cãozinho. Neste artigo descrevemos cuidados e procedimentos para uma higiene oral correta e uma boca saudável.

 

O que significa a higiene bucal dos cães?

Antes de aprender a cuidar da higiene bucal do seu cão, é importante entender como é uma boca saudável.

Uma boca saudável, é uma boca livre de doenças, e que tenha dentes saudáveis para uma melhor apreensão e mastigação dos alimentos.

GARANTIR UMA BOCA SAUDÁVEL TEM VÁRIAS VANTAGENS:

Quando o seu cão tem uma boca saudável, ele tira o máximo proveito da sua ração, mastigando cada partícula da ração deliciosamente. Mas se tem dores de dentes, rapidamente começará a evitar as refeições e o seu metabolismo irá sofrer com isto.

Um cuidado dentário ruim pode afetar a boca do seu animal. As bactérias presentes na placa bacteriana podem entrar na corrente sanguínea do seu cão, podendo afetar o seu coração, fígado e rins.

O que acontece se o seu cão não tiver uma higiene bucal adequada?

Os cães com doenças bucais apresentam geralmente os seguintes sintomas:

Dores

Um cãozinho com uma inflamação das gengivas, gengivite, sente muitas dores. Além disso, a inflamação pode estender-se para o interior da gengiva e afetar o periodonto de sustentação, os tecidos envolvidos na fixação do dente na mandíbula.

Problemas para mastigar

Dores nos dentes ou nas gengivas podem afetar negativamente o comportamento alimentar do seu peludo. Assim, o seu cão pode recusar-se a comer, e caso as bactérias consigam alcançar tecidos mais profundos das gengivas, o seu cão pode também desenvolver um abcesso. Este é  um problema muito doloroso e precisa de tratamento veterinário.

Mau hálito

Este é um ponto muito importante da higiene bucal. Aquele mau cheiro que sentimos no hálito de alguns cãezinhos, são devido a presença de bactérias patogênicas que liberam os chamados compostos sulfurados voláteis (CSV), estas bactérias estão presentes quando há a formação da placa bacteriana na boca. A higiene bucal nos cãezinhos deve seguir os seguintes passos:

1) Escolha um bom momento do dia para fazer a escovação. Escovar após o almoço, por exemplo é ruim pois o cãozinho está de barriga cheia. Um bom momento seria após uma sessão de brincadeiras. Crie uma rotina e pratique a escovação todos os dias no mesmo horário.

2) Utilize produtos próprios, como escova e pasta de dente para cachorro. Nunca usem itens desenvolvidos para humanos;

3) Quando você iniciar a escovação dos dentes do cachorro, procure não fazer muita força para não machucar a gengiva do pet. Escove os dentes em movimentos circulares. Assim, a limpeza será mais efetiva.

4) Após a escovação, tranquilize seu amigão com carinhos, assim ele irá associar a escovação a um momento prazeroso.

5) Escolha um alimento que tenha o benefício do controle de tártaro, como a linha Max Vita que tem uma crocância diferenciada para o controle do tártaro e nos produtos Max Vita Cães Buffet e Max Vita Cães Selection ingredientes específicos, como o hexametafosfato de sódio, prevenindo o tártaro diariamente.

Acompanhe a higiene bucal com regularidade

É interessante dar uma olhada na boca do seu cãozinho semanalmente. Se notar algum destes sinais de problemas dentários, leve o animal ao veterinário: mau hálito, mudança nos hábitos alimentares ou de mastigação, excesso de baba, dentes desalinhados, descoloridos ou  quebrados.

 A higiene bucal é uma prioridade para os tutores que se preocupam com a saúde e bem-estar do seu amigão.

 

Escreva um Comentário

Avalie o post: *

Artigos Relacionados