Ínicio > Cães > Saude > NOVEMBRO AZUL: MÊS DA PREVENÇÃO DO CÂNCER DE PRÓSTATA TAMBÉM EM PETS

NOVEMBRO AZUL: MÊS DA PREVENÇÃO DO CÂNCER DE PRÓSTATA TAMBÉM EM PETS

NOVEMBRO AZUL: MÊS DA PREVENÇÃO DO CÂNCER DE PRÓSTATA TAMBÉM EM PETS

Novembro é o mês da prevenção do câncer de próstata, já é tradição. Mas você sabia que esse tipo de câncer também pode atingir cães e gatos? Saiba o que fazer para evitar que seu peludo passe por isso.

O câncer de próstata é um dos tipos de câncer que mais acomete os homens no Brasil e no mundo. Por isso, a campanha conhecida como Novembro Azul, que surgiu lá em 2003, vem ganhando tanta força desde então. Infelizmente, a doença também atinge nossos amiguinhos de quatro patas, o que inspirou, paralelamente, o “Novembro Azul Pet”, mês dedicado à conscientização e à prevenção do câncer de próstata em cães e gatos.

Machos de meia idade e idosos, que ainda não foram castrados, têm mais chances de desenvolver câncer de próstata, de testículos e a hiperplasia prostática (próstata aumentada), assim como a prostatite (inflamação da próstata).  Os cães, por exemplo, estão mais propensos que os gatos.

Os sintomas mais frequentes de que algo não vai bem são dores abdominais, dificuldade para urinar e/ou defecar, urina escura ou com sangue, incontinência urinária e perda de peso, mas podem variar de animal para animal. Daí a importância de o tutor estar sempre atento ao comportamento do seu pet e das visitas periódicas ao veterinário, pois quanto antes o problema for identificado, maior a probabilidade de cura.

O diagnóstico precoce é fundamental, e pode ser realizado a partir de ultrassonografia abdominal ou tomografia computadorizada. Já o tratamento, dependendo do caso, pode envolver a retirada total ou parcial da próstata e até radioterapia. Entretanto, a prevenção é sempre a melhor solução, o que reforça a importância da castração e dos check-ups anuais.

E lembre-se: uma rotina saudável, com exercícios físicos e uma alimentação balanceada e de qualidade ajudam a evitar não só o câncer, mas muitas outras doenças.

Proteja seu amigão o ano todo!

 

Escreva um Comentário

Avalie o post: *

Artigos Relacionados