Ínicio > Cães > Saude > MANCHAS VERMELHAS NO MEU CÃO. PRINCIPAIS CAUSAS.

MANCHAS VERMELHAS NO MEU CÃO. PRINCIPAIS CAUSAS.

MANCHAS VERMELHAS NO MEU CÃO. PRINCIPAIS CAUSAS.

Se afastarmos bem o pelo dos nossos cães podemos ver que a pele normalmente é branca, lisa e macia ao toque. Por vezes a pele pode estar alterada e estar vermelha. A este sinal é dado o nome de eritema. São diversas as causas de eritema nos cães, dentre elas estão as  ALERGIAS, que são patologias frequentes tanto em cães como em gatos e que normalmente têm sintomatologia cutânea (erupções, eritema, prurido de diversas intensidades…), mas também podem ser acompanhadas de sinais respiratórios e digestivos.

Estes sintomas acontecem quando o sistema imunológico dos nossos animais de estimação reage de forma exagerada ao encontrar uma substância (alérgeno).

Classificação de alergias em cães e gatos

Dependendo do tipo de alérgeno que provoque os sintomas ao nosso animal de estimação, as alergias podem classificar-se em vários tipos:

Dermatite alérgica por picada de pulgas e outros insetos

É a alergia mais frequente em cães e gatos. A saliva da pulga ou do inseto provoca uma resposta exagerada do sistema imunológico provocando uma reação inflamatória e dor na pele, sendo comum que o animal se coce na região afetada.

As regiões mais comuns são a parte baixa das costas, na união com a base do rabo, assim como na região das patas e do abdómen. Um ponto fundamental para evitar esse tipo de alergia é a realização da prevenção desses ectoparasitas, fazendo regularmente o controle de pulgas e insetos tanto no ambiente quanto no animal. Alergias ambientais

Estas são as alergias que normalmente encontramos em segundo lugar nos nossos animais de estimação. São causadas pela exposição a alérgenos que se encontram nos locais onde estão os nossos animais, por isso é muito difícil que o animal não tenha contato com eles.

Os alérgenos que podemos encontrar neste tipo de alergias são:

  • pólen de árvores;
  • plantas e ervas gramíneas;
  • mofo;
  • ácaros do pó do interior das casas;
  • entre outros

O tratamento para este tipo de alergia é desafiador, pois é necessário fazer com que o animal não entre em contato com o alérgeno. Ainda, medicamentos são utilizados para o controle dos sinais clínicos e melhoria da qualidade de vida desses pets.

Alergias alimentares

Em terceiro lugar, temos as alergias de tipo alimentar. Dentre todos os ingredientes de uma dieta, os que mais causam reações alérgicas são os de origem proteica. Até o momento, não há forte comprovação de alergia por carboidrato, gordura, conservantes ou qualquer aditivo.. Reações alérgicas por contato

São as menos habituais e podem aparecer minutos ou horas depois do contato externo do nosso animal de estimação com uma sustância alérgica.

Normalmente acontece com o uso de:

  • sabões;
  • medicamentos;
  • produtos de limpeza;
  • produtos agrícolas;
  • entre outros

A vermelhidão na pele pode evidenciar vários problemas, portanto, se notar esta vermelhidão generalizada ou localizada, você deve procurar ajuda de um médico veterinário para tentar chegar à causa e estabelecer o tratamento necessário.

Você poderá se interessar também por este assunto: Cuidados com os cães no inverno. Clique aqui.

 

 

Escreva um Comentário

Avalie o post: *

Artigos Relacionados