Ínicio > Cães > Saude > A IMPORTÂNCIA DO EQUILÍBRIO INTESTINAL DO SEU CÃO

A IMPORTÂNCIA DO EQUILÍBRIO INTESTINAL DO SEU CÃO

A IMPORTÂNCIA DO EQUILÍBRIO INTESTINAL DO SEU CÃO

Mesmo que você nunca tenha ouvido falar sobre microbiota intestinal, é bem provável que você saiba o que ela é. Já escutou o termo Flora Intestinal? Pois bem, essas são nomenclaturas para se referir à população de micro-organismos encontrados no sistema digestivo.

Importante lembrar que quando mencionamos os micro-organismos estamos também nos referindo às bactérias e isso não tem necessariamente relação com doenças. Pelo contrário, durante milênios muitas bactérias desenvolveram o poder de trazer benefícios para a humanidade. São utilizadas, por exemplo, na produção de bebidas e alimentos fermentados, como laticínios e pães.

A flora intestinal de cães e a de humanos são mais parecidas do que o imaginado. A descoberta foi feita por pesquisadores do Laboratório Europeu de Microbiologia Molecular, que chegaram à conclusão após comparar amostras da flora de 64 cães com a de homens e mulheres.

A Flora Intestinal é muito importante para o nosso corpo e dos nossos pets, e os probióticos são justamente o suplemento alimentar produzido a partir de organismos bactérias benéficas que auxiliam na manutenção da saúde intestinal.

Essas bactérias benéficas são importantes para:

  1. Ajudar na digestão do alimento e na absorção dos nutrientes;
  2. Síntese de algumas vitaminas e minerais;
  3. Proteger o sistema digestivo de algumas bactérias patogênicas;
  4. Auxiliar na imunidade do pet.

Por outro lado, desequilíbrios na flora intestinal do cachorro repercutem diretamente sobre a saúde e podem causar os seguintes sintomas:

  • Inchaço abdominal
  • Sinais de dor abdominal
  • Aumento de gases intestinais
  • Diarreia
  • Diminuição da resposta imunitária

 

As alterações na flora intestinal podem ter diversas causas, embora as mais habituais sejam as mudanças na alimentação, a administração de uma ração de má qualidade, ou tratamento com antibióticos.

Para restaurar a flora intestinal do nosso pet é imprescindível determinar a causa subjacente para a eliminar, mas paralelamente podemos recorrer ao uso de probióticos, seguindo as recomendações de um médico veterinário.

Outro aliado nesses casos de desbalanço da flora intestinal, são os prebióticos, que são fibras alimentares que seletivamente estimulam o crescimento ou a atividade de uma ou mais espécies de bactérias benéficas no intestino, melhorando a saúde intestinal do seu amigo. Também melhoram o trânsito intestinal e regulam parâmetros como triglicérides e glicemia no sangue.

É muito importante que seu cão se alimente com qualidade, suprindo todas as suas necessidades. A Max Professional Line, além de conter um nível excelente de prebióticos, também possui em sua fórmula proteínas de alta qualidade, vitaminas e minerais que proporcionam uma nutrição completa e balanceada, e deixam seu amiguinho com a pelagem sedosa e brilhante.

 

Escreva um Comentário

Avalie o post: *

Artigos Relacionados