Ínicio > Cães > Saude > A GRIPE DE CÃO E GATO AFETA AS PESSOAS?

A GRIPE DE CÃO E GATO AFETA AS PESSOAS?

A GRIPE DE CÃO E GATO AFETA AS PESSOAS?

Mito. A gripe dos nossos animaizinhos de forma geral não nos afeta, assim como a nossa gripe também não representa risco de contaminação para eles.

A bactéria e os vírus que afetam os cães e gatos não contaminam os tutores. Assim, você não é capaz de transmitir gripe ou ser infectado com a doença do seu pet.

 A rinotraqueíte é causada pelo herpesvirus felino 1 (HVF-1) e causa febre, espirros seguidos, conjuntivite, rinite e salivação. Mas por ser uma doença viral a gripe dos pets é altamente contagiosa para outros cães e gatos.

Já a gripe canina, ou Tosse dos Canis, é causada principalmente pela bactéria Bordetella bronchiseptica pode ser considerada uma zoonose, porém com menor risco de contaminação, geralmente envolvendo idosos com comorbidades e imunossuprimidos. No caso da gripe canina ela pode estar associada aos vírus Parainfluenza e Adenovírus, que podem agir juntos ou sozinhos. Os sintomas também são parecidos com os da gripe em humanos: tosse, espirros, secreções nasais, falta de apetite e engasgos também podem ocorrer.

É muito importante lembrar que não devemos nunca utilizar os remédios de humanos para tratar nossos animais. Muitas das substâncias destes remédios são tóxicas para eles, podendo até leva-los à morte.

Somente o médico veterinário poderá avaliar o caso, indicando o tratamento adequado para o animal. Mas muitas vezes ligar e conversar com o veterinário já será o suficiente para que ele oriente se é necessário ou não um tratamento específico, e muitas vezes não há necessidade, basta aguardar que o ciclo se complete e proporcionar conforto, alimentação e hidratação adequados.

A melhor forma de proteger seu animalzinho é fazendo a vacinação.

As vacinas, próprias para pets, ajudam a protegê-los e evitam que vírus e bactérias se proliferem.

Mas é claro que podemos ajudar nessa prevenção. Em dias frios, devemos agasalhar nossos bichinhos com roupinhas, deixá-los com a pelagem mais longa e protegê-los do vento e do frio.

Gostou? Vai lá nos comentários e diga se esta matéria foi importante para você. Vamos adorar!

 

Escreva um Comentário

Avalie o post: *

Artigos Relacionados