Ínicio > Cães > Saude > Gripe canina: causas, sintomas e tratamento

Gripe canina: causas, sintomas e tratamento

Gripe canina: causas, sintomas e tratamento

Cachorros ficam gripados? A resposta é sim — e saiba que a gripe canina apresenta sintomas parecidos com os nossos quando estamos gripados. Para conhecer mais sintomas e saber como funciona o tratamento, continue lendo este artigo. 

Causas da gripe canina

A gripe de cachorro é causada por um vírus influenza A, conhecido como H3N8. Esse vírus se originou nos cavalos e, posteriormente, se espalhou entre os cães e se adaptou ao organismo deles, tornando a transmissão cada vez mais fácil.

Como a gripe canina é transmitida?

A transmissão da gripe canina ocorre no ar por meio das secreções respiratórias, da mesma forma que a nossa gripe é transmitida. Um cão infectado pode transmitir o vírus para outro cão até mesmo por objetos contaminados. Depois de ser exposto ao H3N8, durante os primeiros quatro dias o cão tem um nível mais elevado de vírus nas secreções, que são capazes de espalhá-los por até dez dias.

Gripe em cachorro: quais são os sintomas?

Embora os cães não possam transmitir a gripe canina para nós, os sintomas são semelhantes aos que sentimos quando estamos doentes. Alguns exemplos são:

  • Espirros
  • Tosse canina
  • Febre
  • Coriza (secreção nasal)
  • Perda de apetite
  • Dificuldade de respirar
  • Letargia
  • Olhos lacrimejantes

Diagnóstico e tratamento da gripe canina

Para fazer o diagnóstico correto, não basta apenas observar os sinais clínicos, é necessário levar seu cão ao veterinário para que ele possa fazer um teste específico e identificar a gripe canina — isso ocorre após a retirada de duas amostras de sangue, uma no momento em que o cão chega com a suspeita da doença e a outra 10-14 dias mais tarde. 

Se identificada logo no começo, a gripe canina é fácil de tratar com uma boa alimentação, fluidos para a desidratação e medicamentos para aliviar os sintomas. Se a doença estiver num nível mais avançado, provavelmente o pet precisará de oxigênio suplementar. Os antibióticos recomendados pelo veterinário servem para tratar infecções secundárias, principalmente em casos de secreção nasal grossa ou pneumonia canina

A maioria dos casos de gripe canina costuma ser leve, mas não deixa de ser desconfortável para o animal. É importante se atentar ao fato de que o vírus pode causar outras infecções no organismo do cachorro ou agravar as já existentes, como a pneumonia canina — que tem sintomas muito parecidos com os da gripe de cachorro. 

Não há um tratamento específico para curar a doença, mas, além dos cuidados indicados pelo veterinário, existe uma vacina para gripe canina que já foi aprovada e ajuda a diminuir a gravidade da doença quando o pet é infectado. Ela também auxilia na diminuição da quantidade de vírus espalhado no ambiente, visto que os cães vacinados têm menos chances de transmitir a doença para outros animais.

Após identificar o problema, limpe a casa, roupas e objetos possivelmente contaminados pelo cão infectado com materiais de limpeza (detergente, desinfetante e sabão comum) para matar o vírus. É importante isolar o pet enquanto os sintomas estiverem presentes para evitar a transmissão da doença.

Como prevenir a gripe canina?

Para prevenir a gripe canina, o ideal é evitar locais com aglomeração de cachorros, como canis. Caso você tenha um contato direto ou indireto com um cão infectado, indicamos que se higienize antes de se aproximar do seu cachorro, pois mesmo que o vírus não nos afete diretamente, podemos carregá-lo conosco e transmiti-lo para eles. 

Ofereça uma alimentação canina de qualidade

A imunidade do cachorro é o que determina se ele manifestará ou não os sintomas da doença. A época mais comum para a transmissão da gripe canina é durante o outono e o inverno, pois no clima chuvoso e frio as defesas do organismo tendem a cair. Por isso é muito importante oferecer uma alimentação canina de qualidade como a Max Professional Line — uma ração sem adição de corantes e conservantes, desenvolvida com proteínas de alta qualidade e ingredientes selecionados. Tudo isso com o sabor que eles adoram!


Escreva um Comentário

Avalie o post: *

Artigos Relacionados