Ínicio > Cães > Saude > Doença do carrapato tem cura?

Doença do carrapato tem cura?

Doença do carrapato tem cura?

A doença do carrapato é um distúrbio sério que acomete cães de todas as idades e preocupa muitos tutores, podendo levar o animal à morte. Apesar de perigosa, a doença do carrapato tem cura, mas é bom sempre estar de olho nos agentes causadores e, além disso, tratar o cãozinho com urgência, evitando danos irreversíveis. Neste artigo vamos explicar mais sobre esse problema que afeta diversos animais e entender melhor como é feito o tratamento dessa doença tão severa. 

Como é transmitida a doença do carrapato

Essa doença em cães, conhecida popularmente por doença do carrapato, possui duas formas de manifestação: a erliquiose e a babesiose. Após ser picado por um inseto infectado (normalmente o carrapato estrela), o animal contrai a doença e ela fica incubada no organismo por um certo período, mostrando-se agressiva apenas na fase aguda. 

A erliquiose é desenvolvida através de uma bactéria que entra na corrente sanguínea do pet e a babesiose ocorre por um protozoário que se aloja no organismo do cão. Ambas possuem formas bem parecidas de se manifestar e são igualmente perigosas, pois atacam órgãos vitais do animal — como fígado, rins e pulmões. Em cachorros filhotes, essa doença infelizmente na maioria das vezes é fatal e o cãozinho vem a óbito em poucos dias.

A doença do carrapato é contagiosa e essa transmissão pode acontecer através da picada do carrapato que possui o problema em cachorros ou humanos. Cães que fazem transfusão de sangue e estão contaminados também são capazes de passar a doença para outros animais.

Por ser silencioso, esse adoecimento canino não provoca sintomas evidentes na fase inicial — e por isso, quando os sinais aparecem a doença já está evoluída e oferece perigo para a vida do animal.

Doença do carrapato — sintomas

Os sintomas da doença do carrapato são muito intensos e surgem de uma hora para outra. Na fase aguda, a doença do carrapato em cachorro possui alguns sinais evidentes, como:

  • perda de peso;
  • falta de apetite;
  • apatia;
  • sangramentos nasal, na urina ou nas fezes;
  • pontos vermelhos pelo corpo (nas gengivas, abdômem ou olhos).

Quando não tratada, ela evoluiu para a fase crônica e os sintomas se agravam, surgindo:

  • olhos vermelhos;
  • febre;
  • anorexia;
  • artrite;
  • convulsões.

Essa última fase já é muito perigosa e precisa de atenção e intensos cuidados de um médico-veterinário.

Doença do carrapato — tratamento

Se notar que o seu cachorro está com algum dos sintomas acima, é extremamente importante levá-lo a um veterinário. Através de exames clínicos e laboratoriais, o médico poderá chegar ao diagnóstico com precisão e iniciar o tratamento o mais rápido possível. 

O tratamento para doença do carrapato consiste basicamente em antibióticos e dura em média de 15 a 30 dias. Em casos mais graves, onde a doença já está agravada, o cãozinho deverá ficar internado e receber transfusão de sangue.

Somente um profissional poderá receitar o melhor remédio para doença do carrapato, por isso automedicar o seu animalzinho é muito perigoso — não somente nesse caso, mas em qualquer outro tipo de problema. 

Uma alimentação adequada ajuda muito na rápida recuperação do seu cachorro e também evita outras doenças que podem surgir através da baixa imunidade. Com nutrientes necessários e balanceados, o organismo do pet terá muito mais força para combater possíveis problemas. 

A linha Max Professional Line foi produzida pensando especialmente no bem-estar e qualidade de vida do seu cão. Ela oferece uma grande variedade de rações, com muitas opções para escolha de uma refeição ideal para seu cão de acordo com suas particularidades e preferências.

Uma das ótimas opções é a Max Professional Line Selection Pro Adulto Carne, Frango e Arroz.

Max Total Alimentos

Um alimento Premium Especial completo para cães adultos, não contém corantes e aromatizantes artificiais. Produzido com fontes de proteínas de alta qualidade que proporcionam melhor absorção e aumentam a digestibilidade. A linha Max Professional Line é desenvolvida com ingredientes funcionais e nutricionalmente balanceados com fonte de ômega-3 e carboidratos. Conta, ainda, com a vitamina K, que auxilia na diminuição das diarreias com sangue — sintoma conhecido pela doença do carrapato. Além disso, essa nutrição é aliada a um sabor irresistível e seu cão irá adorar se alimentar com essa delícia.

Agora que você já sabe como cuidar do seu cãozinho e alimentá-lo da melhor forma possível, conheça nossas redes sociais e fique por dentro de todas as outras dicas de saúde para o seu melhor amigo. Lá você poderá conhecer mais sobre esse incrível mundo pet:

https://www.facebook.com/MaxTotalAlimentos/

https://www.instagram.com/maxpremiumespecial/

Escreva um Comentário

Avalie o post: *

Artigos Relacionados