Ínicio > Cães > Saude > Doença do carrapato: primeiros sintomas

Doença do carrapato: primeiros sintomas

Doença do carrapato: primeiros sintomas

Nossos pets são cheios de energia e adoram brincar em áreas externas. Lugares como parques, quintais e áreas abertas são os preferidos dos cães. É claro que eles merecem toda essa diversão, porém devemos tomar muito cuidado com a doença do carrapato: uma doença perigosa que acomete cachorros de todas as idades. Vamos saber um pouco mais quais são os principais sintomas e como ela se desenvolve.

O que é a doença do carrapato?

Como o próprio nome já diz, a doença do carrapato é contraída quando um inseto que possui a doença pica um cachorro. Após a picada, o vírus ou bactéria começa a se desenvolver no organismo do cão através de duas formas: 

  • Erliquiose: a bactéria entra na corrente sanguínea do pet e ataca os glóbulos brancos.
  • Babesiose: um protozoário se aloja no organismo do cão e ataca glóbulos vermelhos.

Essas duas doenças possuem características muito parecidas, pois atacam a imunidade do cão e afetam órgãos importantes, como rim, fígado e pulmões. 

A doença do carrapato é contagiosa e extremamente agressiva, além de possuir uma piora muito rápida se não for tratada. Além da picada, o contato através de sangramento entre animais pode transmitir esse problema, causando sérias complicações e até a morte do cachorro — por isso é importante ficar sempre de olho no seu pet.

Doença do carrapato — sintomas

A doença do carrapato em cães é, inicialmente, silenciosa. Ela se aloja no organismo do animal e ele só apresenta sintomas quando já está na fase aguda, por isso se torna um problema muito sério e perigoso ao pet. 

Os sintomas da doença do carrapato nessa fase são:

  • apatia;
  • perda de peso;
  • falta de apetite;
  • sangramentos (nasal, urina ou fezes);
  • pontos vermelhos pelo corpo (gengivas, abdômem ou olhos).

Conforme vai se agravando, a doença evolui para a forma crônica e os sintomas pioram, além de aparecer alguns outros, como:

  • olhos vermelhos;
  • febre;
  • anorexia;
  • artrite;
  • convulsões.

É muito importante que o tutor preste muita atenção no seu pet para que não deixe o animal pegar carrapatos. E caso aconteça, tratar a doença com rapidez. 

Tratamento da doença do carrapato

A boa notícia é que a doença do carrapato tem cura se tratada rapidamente. Quando o cachorro apresentar algum dos sintomas descritos acima, deve ser levado com urgência ao veterinário. Somente o profissional poderá diagnosticar e tratar o problema canino com exatidão. 

O médico-veterinário possivelmente pedirá alguns exames que detectam a presença do protozoário ou bactéria no organismo canino. O melhor remédio para doença do carrapato, na maioria dos casos, é o antibiótico. Normalmente, o profissional indica a administração entre 15 a 30 dias para combater o agente causador; porém, em casos mais graves, pode ser necessária uma transfusão de sangue. 

O tratamento é longo e exige muita paciência. Nessa fase, é importante que o animal possua uma alimentação saudável e munida de todas as vitaminas e minerais para uma rápida recuperação.

A Max possui alimentos completos para todas as fases da vida do seu cão.

Para cães de raças pequenas, indicamos a ração Max Professional Line Performance Raças Pequenas Cordeiro, Frango e Arroz.

Max Total Alimentos

Essa delícia é produzida sem adição de corantes e aromatizantes artificiais para o seu companheiro. Você oferece proteínas de alta qualidade e digestibilidade, e antioxidantes naturais que ajudam a manter saudáveis as defesas do organismo e reforçam a vitalidade do cão adulto. Possui ingredientes selecionados, como linhaça (fonte de ômega-3) e arroz (excelente fonte de carboidratos). Esse alimento é garantia de nutrição e mais energia para o seu pet.

Para os cães de raças maiores, a Max Professional Line Performance Adultos Cordeiro, Frango e Arroz é uma ótima pedida.

Max Total Alimentos

É um alimento Premium Especial desenvolvido com fontes de proteínas e antioxidantes naturais que ajudam nas defesas do organismo e reforçam a vitalidade do cão adulto. Ela conta ainda com Extrato de Yucca, que proporciona menor volume e odor das fezes; e prebióticos, para melhorar a absorção dos nutrientes.

Oferecendo uma ração de alta qualidade como os produtos da Max Professional Line, seu melhor amigo estará muito bem alimentado para se recuperar o mais rápido possível. Conheça todos os nossos produtos e conte com a gente em todos os momentos!

Escreva um Comentário

Avalie o post: *

Artigos Relacionados