Ínicio > Cães > Saude > Doença do carrapato em cachorro filhote: o que é e como tratar

Doença do carrapato em cachorro filhote: o que é e como tratar

Doença do carrapato em cachorro filhote: o que é e como tratar

A doença do carrapato em cachorro filhote é uma infecção grave — causada por hemoparasitas que afetam a saúde do cachorro — e pode levá-lo à óbito. Portanto é uma doença que merece atenção e alguns cuidados com seu cão.

O que é a doença do carrapato?

A doença do carrapato se apresenta de duas maneiras: a erliquiose (Ehrlichia canis), causada por uma bactéria; e a babesiose (Babesia canis), causada por um protozoário. Dois micro-organismos diferentes que atacam células distintas, mas implicam em problemas muito parecidos. É bem comum que o cachorro contraia ambas as infecções.

Erliquiose: se manifesta e avança de forma lenta, mas pode se tornar crônica. A bactéria atua na destruição dos glóbulos brancos do animal.

Babesiose: possui sintomas semelhantes aos da erliquiose, por isso exames laboratoriais são indispensáveis. A diferença é que ela ataca os glóbulos vermelhos do cachorro e é causada por um protozoário (Babesia ssp).

Sintomas da doença do carrapato

No início da doença do carrapato em cães filhotes, os sintomas se assemelham aos de outras doenças, portanto a presença do carrapato é extremamente importante para o diagnóstico. Estar sempre de olho e ter o hábito de escovar seu pet frequentemente facilitará a identificação de possíveis sintomas.

Os sintomas mais comuns das duas doenças são:

  • Febre
  • Fraqueza muscular
  • Desidratação
  • Vômitos
  • Mucosas pálidas ou amareladas
  • Perda de peso
  • Dor abdominal
  • Falta de apetite
  • Anemia

Ainda não existem vacinas para a doença do carrapato, mas há como curá-la e falaremos mais sobre isso a seguir.

Como tratar a doença do carrapato?

Quanto mais cedo você descobrir a doença do carrapato, mais eficaz será o tratamento. Por isso levar seu animal ao veterinário assim que notar qualquer sinal fora do comum é importante.

O tratamento para a babesiose é feito com piroplasmicidas — que têm como finalidade destruir o parasita. Para tratar a erliquiose, utilizam-se antibióticos e outros medicamentos. Em alguns casos, soro e transfusão de sangue também podem ser necessários.

Não dê remédios para seu pet por conta própria, lembre-se de que apenas um profissional capacitado poderá orientá-lo sobre os devidos cuidados.

Como acabar com carrapatos em cachorro filhote?

O primeiro cuidado que se deve ter para acabar com carrapatos em cachorro filhote é descobrir o foco da infestação, pois não adianta livrar seu cãozinho dos parasitas e deixar o quintal infestado de ovos e larvas. Faça uma dedetização e mantenha a higiene do local em dia.

Se o pet costuma ficar na parte interna da casa, como sofá, camas ou tapetes, é essencial limpar esses locais também, OK?

Cuidados com cachoro filhote

É preciso ter alguns cuidados para adotar um cachorro filhote, por isso, além de amor e carinho, ofereça uma ração de qualidade para o seu cãozinho, feita com ingredientes selecionados e adequada para a idade e o tamanho dele.

Conte com os benefícios da Max Professional Line, um alimento sem adição de corantes, feito com ingredientes selecionados e rico em proteínas e vitaminas. Confira a linha completa:

 

Escreva um Comentário

Avalie o post: *

Comentários - Doença do carrapato em cachorro filhote: o que é e como tratar

Otaciliopaco Leite

Gostei das dicas muito OBRIGADO

Artigos Relacionados