Cuidados com seu aumigão nos dias quentes

Sabe aquele dia de sol que você sai para passear com seu cãozinho, mas precisa parar para pagar alguma conta e deixa ele sozinho no carro alguns minutos? Isso não é legal, pois não há ar circulando e o clima pode ficar muito abafado! Será que não dá para sair e pagar a conta e depois voltar para casa e levá-lo para um passeio? São alguns cuidados especiais que devemos ter com nossos cãezinhos que fazem toda a diferença:
- Tenha sempre água fresca por perto. Leve sempre uma garrafa d'água com você nos passeios que fizer com o seu cão, para ele tomar, ou caso ele fique muito quente, dar um “mini banho”.
- O cão vai ficar no carro? É importante manter o carro ventilado e não deixá-lo muito tempo sozinho. Além disso, preste atenção se tem algum risco dele fugir pelas janelas, ou ele pode correr algum risco como ser atropelado por exemplo.
- Repare se há diferença na alimentação: A ração Max está lá no potinho e ele não comeu tudo? Ou ele comeu toda a ração e está querendo mais? Ambas situações, podem acontecer nesses dias de temperaturas altas por alguns motivos: se exercitou muito, precisará de mais energia. Se ficou descansando boa parte do dia, poderá sentir menos fome. Isso é normal, mas observe-o, e veja seu comportamento: se ele estiver ativo, brincalhão, e tranquilo, pode ser apenas uma consequência do clima. Se estiver diferente, é recomendável procurar um veterinário e verificar o que está acontecendo.
- Caminhe apenas com temperaturas amenas. Antes das 8h e depois das 18h são os melhores horários para se caminhar com o seu cachorrinho, pois assim o sol não estará muito forte e seu cachorro não cansará tanto.
- Antes de levar para passear: é muito importante que você sinta a temperatura do chão! Pressione a palma da sua mão firmemente no chão por 7 segundos. Se está quente para você, estará para ele também, assim você evita que ele machuque as patinhas!
- Cuidado com o tempo das brincadeiras! Não deixe seu cãozinho se exercitar excessivamente, pois, muitas vezes, ele pode não perceber a diferença de temperatura e acabar exagerando, ficando muito cansado.
É uma delícia passear e brincar com o cãozinho, mas em temperaturas altas, todo cuidado é pouco, para que seja o mais divertido possível para vocês!