Ínicio > Cães > Saude > Cuidados com o coração dos cães

Cuidados com o coração dos cães

Cuidados com o coração dos cães

No dia 29 de setembro é comemorado o Dia Mundial do Coração. Essa data foi criada para lembrarmos da importância com os cuidados e a prevenção de doenças cardíacas em todo o mundo. E assim como nós, os cães também precisam de alguns cuidados quando o assunto é coração.

 

Mas afinal, o que são doenças cardíacas nos cães?

As causas de doenças cardíacas são geralmente alterações nos músculos e nas válvulas do coração, e acontecem muito nos animais mais idosos, em que um a cada quatro cães com mais de sete anos desenvolve problemas cardíacos. Mas as doenças podem surgir antes em algumas raças, como Yorkshire Terrier e Cavalier King Charles Spaniels, devido à sua tendência a problemas cardíacos.

A Insuficiência Valvular é um dos problemas mais comuns nos nossos amigos de quatro patas, e acontece, por exemplo, quando as válvulas não fecham corretamente e vão diminuindo a quantidade de sangue distribuído no organismo. Já a Cardiomiopatia Dilatada é mais comum entre os cães de grande porte, e caracteriza-se pela dilatação do coração, o que impede que o bombeamento de sangue seja feito direitinho.

 

Quais os sintomas das doenças cardíacas?

Doenças associadas ao coração dos cães têm sintomas mais evidentes e que podem ser confundidos com envelhecimento natural, como:

●      Perda de disposição para exercícios físicos

●      Perda de apetite, podendo levar à perda de peso

●      Aumento do abdômen, causado pelo inchaço

●      Dificuldade de respiração

●      Tosse causada por aumento de fluídos no pulmão do cão

●      Em casos mais graves, desmaios também podem ocorrer

Por isso, se você já notou algum desses sintomas no seu amigão, é importante consultar um médico veterinário para que ele faça todos os exames e comece o tratamento, caso ele esteja doente.

 

Max Total Alimentos

Como é feito o tratamento?

Primeiramente, é importante ter o diagnóstico dado por um médico veterinário. Só ele pode dizer se os sintomas são mesmo de uma doença cardíaca. Geralmente, o tratamento consiste em mudanças de hábitos e medicação sob prescrição veterinária:

●      Rotina diária de caminhadas e exercícios leves

●      Medicamentos que auxiliam no desempenho do coração

●      Alimentação balanceada e com nutrientes específicos que vão auxiliar no tratamento, já que nesta fase o cão se mostrará com menos apetite.

Os cães são donos do coração mais puro, então, não deixe de cuidar e preservar a vida de quem sempre te dá tanto carinho e amor.  E se você tem um idosinho em casa, que não apresente problemas cardíacos, conheça Max Professional Line Mature +7, que agora é Premium Especial e perfeito para esta fase da vida. heart

Escreva um Comentário

Avalie o post: *

Artigos Relacionados