Ínicio > Cães > Saude > Como proteger seu peludo dos carrapatos

Como proteger seu peludo dos carrapatos

Como proteger seu peludo dos carrapatos

Quem tem um cão em casa muitas vezes se pergunta se os carrapatos são perigosos para os cães. A resposta é indiscutível: Sim!

Quando o inverno acaba, os carrapatos rapidamente se tornam um problema para os nossos companheiros peludos. Neste artigo você irá descobrir por que razão é importante remover os carrapatos dos cães rapidamente e da forma correta.

O que é um carrapato

Os carrapatos são aracnídeos, pertencentes à mesma classe das aranhas e ácaros. São também os parasitas que transmitem o maior número de doenças. Desde que sai do ovo, necessita de sangue para se alimentar, fixando-se fortemente na pele do animal. É nesse momento que podem adquirir patógenos.

A infestação no ambiente

Embora em algumas infestações muito severas, podemos observar cães repletos de carrapatos fixados na pele, é muito importante que se saiba que, o que vemos nos cãezinhos representa apenas 5% da infestação total de um local, sendo que os outros 95% da população estarão escondidos no ambiente nas formas de ovos, larvas ou ninfas. O controle e combate de uma infestação por carrapatos, portanto, nunca será efetivo se focarmos apenas o combate dos carrapatos que estão nos animais. Uma atenção muito maior deve ser dada ao combate dos parasitas que estão no ambiente, que são a maior parte da infestação.

Remover os carrapatos dos cães: quanto mais rápido melhor

Infelizmente os carrapatos não causam apenas um grande incômodo às pessoas e aos cães. Na verdade, os carrapatos são parasitas que sugam sangue e também podem transmitir várias doenças. Assim, estes parasitas são um problema sério para os peludos, por isso a regra é:

Quanto mais cedo descobrir e remover os carrapatos do seu cão menor o risco destes parasitas causarem doenças nos peludos.

A maioria dos agentes causadores de doenças vive nos intestinos dos carrapatos e precisam de algumas horas para infectarem os animais. Portanto, quanto mais cedo remover os carrapatos menor a probabilidade do seu cãozinho adquirir uma doença.

Verificar regularmente o seu cão

O ideal é sempre verificar se o cãozinho está com carrapatos após cada passeio. Verifique todo o corpo, mas tenha atenção especial para a cabeça, orelhas, pescoço, barriga, a parte interna das coxas e entre os dedos. Estes parasitas preferem instalar-se em locais em que a pele é mais fina e com menos pelos.

A visibilidade dos carrapatos vai depender do tamanho que eles têm. Antes de se alimentar, um carrapato pode ser tão pequeno quanto a cabeça de um alfinete. No entanto, depois de ter absorvido bastante sangue pode chegar a ter o tamanho de uma pequena uva.

Se um carrapato picar o seu cão fique atento a possíveis sintomas de doenças, como por exemplo, febre ou falta de apetite.

Como remover os carrapatos nos cães?

Se o seu cão adquiriu carrapatos, você deverá removê-los rapidamente. Deve se utilizar um medicamento antiparasitário que mate o carrapato o mais rápido possível.

E lembre-se: a manifestação de sintomas de doenças causadas pela picada de carrapato pode demorar algum tempo. Assim, se o seu peludo ficar adoentado, sem energia ou com febre leve-o ao veterinário imediatamente.

Prevenção: como evitar carrapatos nos cães

A melhor medida é a prevenção. Assim, é muito importante proteger o seu peludo das picadas de carrapatos e consequentemente das doenças que estes parasitas podem transmitir.

Existem vários medicamentos antiparasitários que matam ou impedem que os carrapatos se fixem ao seu cãozinho. Além disso, estes medicamentos existem em várias formas:

  • Pipetas: os antiparasitários em pipetas são administrados entre os ombros dos cães. O líquido vai-se então espalhar por todo o corpo. De acordo com o período de proteção do medicamento, deverá ser administrado várias vezes ao ano.
  • Sprays: os antiparasitários em forma de spray devem ser aplicados em todo o corpo, na quantidade adequada.
  • Coleiras: as coleiras liberam continuamente a substância ativa que atua contra os carrapatos e outros parasitas. A duração das coleiras também é variada, mas geralmente é mais longa do que os anteriores.
  • Comprimidos: existem também antiparasitários em comprimidos e geralmente fornecem proteção durante 1 a 3 meses.

Deve-se verificar sempre a indicação do produto em relação à idade do cão e o intervalo de aplicação do medicamento.

Sempre consulte um médico veterinário para que ele o oriente sobre o medicamento correto para seu cãozinho e para o ambiente.

Cuidar do seu amigão e garantir a saúde e a qualidade de vida é o maior gesto de amor.

E não se esqueça que a alimentação é sempre um fator muito importante para a saúde do seu peludo e que com Max Professional Line ele irá se alimentar com um produto livre de corantes e aromatizantes artificiais, produzido com ingredientes selecionados para que seu cãozinho tenha sempre o melhor alimento em seu potinho.

Acesse o site e escolha qual ração é a mais adequada para o seu cão.

https://www.maxtotalalimentos.com.br/lista-produtos/54/

 

Escreva um Comentário

Avalie o post: *

Artigos Relacionados