Ínicio > Cães > Saude > Cachorro com anemia: saiba como identificar

Cachorro com anemia: saiba como identificar

Cachorro com anemia: saiba como identificar

Notou sinais de indisposição no seu pet? Falta de apetite ou cansaço excessivo? Observe e fique atento, pois seu cão pode estar apresentando sintomas de anemia. Sim, a anemia em cães é real, por isso é preciso identificá-la para iniciar o tratamento o quanto antes. 

Quais são os sintomas da anemia de cachorro?

Os cães com anemia apresentam alguns sintomas mais específicos, facilitando a identificação da doença logo no início, caso você observe os sinais atentamente. Alguns exemplos mais comuns são: 

  • Urina escura;
  • Falta de apetite;
  • Indisposição para brincadeiras e passeios;
  • Aparência triste ou desanimada;
  • Perda de peso;
  • Dificuldade para respirar;
  • Fraquezas e desmaios;
  • Mudanças de comportamento.

Causas da anemia canina

As causas da anemia canina podem envolver diversos fatores, sendo o principal o aumento da destruição dos glóbulos vermelhos. É muito comum os tutores pensarem na perda de ferro do sangue, mas a anemia em cães causada por esse fator é mais rara e desenvolvida apenas em animais que já estão debilitados. 

Outros fatores que causam a anemia canina são:

  • Doença causada por carrapato: uma das principais características da doença do carrapato em cachorro é a destruição das células sanguíneas.
  • Má alimentação: devido à deficiência de ferro e vitaminas que são essenciais para a produção de sangue. Portanto oferecer uma ração de qualidade para seu pet é muito importante, pois a alimentação deve conter vitaminas e nutrientes que proporcionam qualidade de vida e desenvolvimento saudável para o animal.
  • Parasitas: vermes intestinais, carrapatos e pulgas em cães, que acabam se alimentando do sangue do animal.
  • Venenos: na maioria dos casos, ingeridos por acidente.
  • Doença renal crônica: quando a medula óssea não é estimulada a produzir células vermelhas.

Quais são os tipos de anemia em cães?

Anemia é sinônimo de diminuição das células vermelhas e da hemoglobina em circulação, mas há diferentes tipos de anemia em cães

  • Anemia hemorrágica: quando o pet perde muito sangue, consequentemente ele sofre uma hemorragia. Costuma acontecer após um trauma ou quando algum órgão é danificado. A regeneração ocorre quando a medula óssea produz as células vermelhas. Para que isso ocorra, a hemorragia precisa ser contida.
  • Anemia hemolítica: é caracterizada pela aceleração das hemácias (os glóbulos vermelhos, responsáveis pelo transporte de oxigênio no sangue) antes que completem o ciclo de vida normal — que dura cerca de 100 dias. 
  • Anemia por depressão da medula óssea: a produção das hemácias prejudicada por alguma doença, geralmente erliquiose, parvovirose e até uma inflamação na medula, pode ser a causa dessa anemia.

Carrapato em cachorro pode influenciar essa doença canina?

A doença do carrapato em sua fase aguda significa que o sistema imunológico do animal está fraco, facilitando possíveis infecções secundárias, como a pneumonia canina. Para proteger o sistema imunológico do animal, é fundamental manter o ambiente em que ele vive sempre limpo, trocar a água diariamente e oferecer muito amor e carinho, assim como uma ração para cães feita com ingredientes de qualidade.

Existe remédio de anemia para cachorro?

Sim, a anemia canina é tratada com remédios que estimulam a produção de sangue na medula. O veterinário pode indicar o uso de antibióticos, antiparasitários gastrintestinais e até suplementos de ferro. Atenção: nunca faça sozinho a medicação do seu animal, leve-o ao veterinário para não ter riscos ou erros fatais. 

Como curar a anemia em cães?

Após a identificação da doença, o tratamento para a anemia em cães consiste em utilizar medicamentos que funcionam como estímulo para a produção de sangue na medula. Em casos de anemia hemorrágica, o tratamento pode envolver uma cirurgia de transplante de medula óssea ou transfusão de sangue. Quando a anemia é causada por parasita, os cuidados são direcionados para acabar com o agente causador. 

Oferecer uma alimentação de qualidade é uma forma de evitar que o animal sofra com a anemia caninaMax Professional Line é uma ração desenvolvida com ingredientes de fontes nobres e vitaminas necessárias para manter seu cão mais saudável e forte.

Escreva um Comentário

Avalie o post: *

Artigos Relacionados