Ínicio > Cães > Saude > Anemia em cachorros: Causas, sintomas e tratamentos

Anemia em cachorros: Causas, sintomas e tratamentos

Anemia em cachorros: Causas, sintomas e tratamentos

Seu cãozinho está indisposto, sem vontade de comer e muito cansado? É preciso ficar atento, pois esses sinais podem querer te contar que seu cão está com anemia! Diferentemente do que muita gente pensa, a anemia em cães existe e precisa ser tratada para evitar complicações. Por isso, preste atenção ao comportamento dele, assim notará prematuramente qualquer mudança.

A anemia em cachorros é caracterizada pela redução do volume sanguíneo, consequência de uma provável doença ou distúrbio genético. O diagnóstico de anemia sinaliza que o animal está com baixa quantidade de glóbulos vermelhos no sangue e isso pode acontecer por diversos motivos.

Causas da anemia em cachorros

Quando falamos sobre anemia em cães, já pensamos na perda de ferro do sangue, certo? É comum esse pensamento, mas devemos destacar que essa doença canina pode ser provocada por diferentes razões. Esse tipo de anemia em cachorros causada pela baixa quantidade de ferro no sangue é rara, desenvolvida apenas em animais muito debilitados.

A principal causa da anemia em cachorros é o aumento anormal da destruição dos glóbulos vermelhos pelo organismo. Além disso, pode ser causada por:

- Acidentes: considerada anemia hemorrágica, devido à perda de sangue;

- Doença transmitida pelo carrapato: a doença do carrapato leva à destruição de células sanguíneas;

- Má alimentação: deficiência de vitaminas e ferro, essenciais para a produção de sangue. Por isso, fique sempre atento ao escolher a ração para cães que oferecerá ao seu amigo. Ela deve ter todas as vitaminas e nutrientes essenciais para proporcionar um desenvolvimento saudável do animal;

- Venenos ingeridos de maneira acidental;

- Parasitas: carrapatos, vermes intestinais e pulgas em cães, que se alimentam do sangue do animal;

- Doença renal crônica: a medula óssea não é estimulada para produzir células vermelhas.

Como saber se o cão está com anemia?

Um cão com anemia apresenta quadros de indisposição, perda de apetite, urina escura e cansaço. A falta de apetite leva à perda de peso e a gengiva fica pálida. Quando um cão está com anemia, ele não sente vontade de brincar e passa boa parte do tempo deitado e quieto. O diagnóstico da anemia no cachorro é feito com exame de sangue que analisa a quantidade de glóbulos vermelhos, que são células responsáveis pelo transporte de oxigênio na corrente sanguínea. Se a dosagem de glóbulos vermelhos estiver muito baixa, é sinal de que o animal está com anemia.

Sintomas da anemia em cachorros

Os sintomas da anemia em cães podem te ajudar a descobrir a doença logo no início. Portanto, para saber se seu cãozinho está com anemia é preciso ficar de olho nos sinais clínicos mais comuns:

  • Perda de apetite em cães;
  • Urina escura;
  • Gengivas pálidas;
  • Indisposição para brincadeiras e passeios;
  • Perda de peso;
  • Aparência triste;
  • Fraqueza e desmaios;
  • mudanças de comportamento;
  • Dificuldade para respirar.

Destacamos que esses sinais não determinam o diagnóstico, apenas o exame de sangue é capaz de afirmar se o cachorro está realmente anêmico. Por isso, se identificar algum desses sinais, leve seu amiguinho ao veterinário o quanto antes!

O que é anemia hemolítica em cães?

A anemia hemolítica em cães é caracterizada pela destruição acelerada das hemácias (glóbulos vermelhos, que são responsáveis pelo transporte de oxigênio no sangue) antes que elas completem seu ciclo de vida normal.  Os principais sintomas da doença são:

  • Perda de peso;
  • Cansaço;
  • Febre;
  • Tontura;
  • Alterações no intestino.

O que significa plaquetas baixas em cachorros?

As plaquetas são células produzidas na medula óssea e fazem parte do processo de coagulação do sangue. Quando, analisando um exame de sangue, detectamos plaquetas baixas nos cães, pode ser sinal de doença relacionado ao sistema sanguíneo, como a trombocitopenia — diminuição das células formadoras de coágulos.

Tratamento da anemia em cachorros

O veterinário irá indicar o melhor tratamento, de acordo com a anemia que foi identificada. Em casos de anemia hemorrágica, o tratamento pode exigir uma intervenção cirúrgica. Já em outras situações, como a anemia causada por parasita, é necessário que os cuidados sejam direcionados para acabar com o agente causador.

O tratamento da anemia em cachorros é feito com medicamentos que estimulam a produção de sangue na medula, ração para cães adequada com suplementos de vitaminas, vermífugos e, nos casos mais graves, transplante de medula óssea e transfusão de sangue.

Para que seu cãozinho não sofra de anemia, cuidados com a alimentação são necessários. A Max Premium Especial possui, em toda sua linha de ração para cães, as vitaminas necessárias para uma nutrição correta e balanceada do seu cão.

Alimentação de cachorro com anemia

Um dos sintomas da anemia é a perda de apetite. Por isso, além de cuidar do tratamento correto, é importante que você busque por soluções saborosas e nutritivas que atraiam o animal na hora de comer. Os patês para cães são ótimos para esses casos e para a nutrição do seu lindinho. Você pode contar com patês Max Premium Especial que são balanceados e desenvolvidos para proporcionar uma refeição completa, rica em nutrientes e cheia de sabor.

O patê Max é feito com carnes selecionadas, livre de corantes, conservantes, transgênicos e glúten, o que significa que seu amigo terá uma alimentação mais saudável. Para resolver a falta de apetite do cachorro, os patês possuem aroma e sabor irresistíveis.

Além do patê para cães, a Max possui uma linha completa de rações para seu companheiro se desenvolver com saúde e vitalidade. Conheça clicando aqui!

Escreva um Comentário

Avalie o post: *

Comentários - Anemia em cachorros: Causas, sintomas e tratamentos

Luis Antonio de Sales

Gostei do artigo.

Artigos Relacionados