Ínicio > Cães > Saude > ALTERACOES NA FEZES DOS CAES E O REFLEXO EM SUA SAUDE

ALTERACOES NA FEZES DOS CAES E O REFLEXO EM SUA SAUDE

ALTERACOES NA FEZES DOS CAES E O REFLEXO EM SUA SAUDE

Ter um animal de estimação, qualquer que seja a sua espécie, requer muita responsabilidade. No caso dos cães, conhecer os diferentes tipos de fezes e as situações que geram essas alterações é fundamental para monitorar o estado de saúde do seu melhor amigo.

Essa atividade pode não ser muito agradável, mas dependendo do aspecto das fezes de seu cão, algumas desordens podem ser detectadas, ou até mesmo pode-se detectar a necessidade de alteração de sua dieta. Todos os dias, ao limpar a área onde o seu cão utiliza para fazer suas necessidades, é preciso olhar para as características das fezes, e se houver alguma diferença, é necessário consultar um veterinário.

Como responsável pelos cuidados do seu cão, você é a primeira pessoa a ter conhecimento de alguma alteração no comportamento, fezes ou urina do seu animal de estimação.

Os cães não têm a capacidade de falar, mas têm formas de se comunicar. Se ele não se sentir bem ou tiver algum desconforto, provavelmente mudará o seu comportamento e até os seus hábitos alimentares.

Nem todas as mudanças têm um significado negativo, mas é melhor saber o que se passa com os tipos de fezes de cão para diferenciar as condições graves de uma pequena dor de estômago.

Cor das Fezes

O castanho é a cor normal que frequentemente notamos quando recolhemos as fezes dos nossos cães.

A cor castanha das fezes de um cão deve-se a um pigmento chamado estercobilina, que provém da quebra da bilirrubina no trato digestivo.

A mudança na cor das fezes deve ser sempre averiguada, pois pode ser um alerta de alguma alteração na saúde de seu animal de estimação.

Consistência

As fezes de cães saudáveis são bem formadas e apresentam consistência firme, não deixando nenhuma mancha no chão após serem recolhidas.

Se o seu animal de estimação apresentar fezes sem forma bem definida, isso pode significar que o intestino não está absorvendo corretamente os nutrientes dos alimentos.

Da mesma forma, se as fezes estiverem extremamente duras e secas, pode ser indicativo de alterações no trato gastrointestinal ou necessidade de mudança de dieta, ou manejo hídrico. Se a consistência das fezes do seu cão muda de um dia para o outro, não tem de se preocupar. Mas se a mudança persistir por mais de dois dias, deverá contactar o seu veterinário.

Conteúdo

Os diferentes tipos de fezes do cão devem ser uniformes e não devemos observar vermes ou qualquer corpo estranho.

Revestimento

As fezes do seu cão não devem ter camadas ou revestimentos. Ou seja, não devem ter qualquer sinal de muco ou sangue.

Se notar estas condições, visite o seu veterinário para tratar do estado do seu cão o mais rapidamente possível.

 

Escreva um Comentário

Avalie o post: *

Artigos Relacionados