Ínicio > Cães > Historias-que-nos-emocionam > Um animal de estimação nos faz mais felizes

Um animal de estimação nos faz mais felizes

Um animal de estimação nos faz mais felizes

UM ANIMAL DE ESTIMAÇÃO AUMENTA A FELICIDADE E TRAZ DIVERSOS BENEFÍCIOS PARA OS TUTORES

 

Quem tem um animal de estimação sabe que estes são companheiros fiéis, sempre dispostos a mostrar o quanto gostam de pertencer à família. Mas, embora esta vantagem já seja para muitos de nós motivo mais do que suficiente para trazer um amigo de quatro patas à família, saiba que ter um animal de estimação nos leva a fazer mais exercício físico, a passar mais tempo ao ar livre e até a socializarmos mais. Os animais ajudam as crianças a serem mais responsáveis e a adquirir competências essenciais para a vida adulta.

Listamos abaixo muitos benefícios que ter um animal de estimação em casa pode nos trazer.

1.MELHORAM O NOSSO HUMOR E AFASTAM A DEPRESSÃO
Bastam 15 a 30 minutos de contacto com um animal para uma pessoa sentir-se menos ansiosa e mais bem disposta. A interação entre ambos causa uma diminuição nos níveis de cortisol (hormônio associado ao estresse) e um aumento na produção de serotonina (hormônio associado ao bem-estar). Pesquisas revelam que ter um animal de estimação em casa afasta a depressão e deixa o ambiente mais positivo.

Além da felicidade que eles nos trazem, ainda podemos ganhar inúmeros outros benefícios com esses peludos em nossas vidas.

2. Menos idas ao médico

Estudos demonstraram que quem tem um cão em casa recorre menos frequentemente a cuidados médicos em comparação com pessoas que não têm animais em casa. Além disso, podem ter também uma espécie de efeito analgésico: doentes com dor crônica, como os que sofrem de enxaquecas ou artrite, contam que ter um animal de estimação os ajuda a lidar melhor com a dor. As defesas do nosso organismo também aumentam quando dividimos nossas casas com um cão ou gato. Isto porque os animais de estimação passam geralmente muito tempo ao ar livre, trazendo para a nossa casa vários tipos de sujeiras e micróbios. O que, ao contrário do que se imagina à primeira vista, não é ruim. O contacto com estes microrganismos pode ajudar a melhorar a nossa imunidade. Estudos demonstraram ainda que bebês que vivem com cães tendem a ter menos infeções e são geralmente mais saudáveis em comparação a crianças que não convivem com animais de estimação.

3. Boa forma o ano inteiro

Muitos animais de estimação têm energia para dar e vender. Seja o cãozinho que adora os longos passeios diários pelo parque e o jogo do “busca” ou o gato que só quer brincar de caçar. E se o exercício físico é importante para os animais, também é para nós. Para quem cede à tentação da preguiça, ter um animal de estimação pode ajudar a adotar um estilo de vida mais ativo. Por outro lado, se as caminhadas ou corridas já são um hábito, poderá passar a fazê-las com companhia. Podem até ser excelentes cães de guarda e nos transmitir sensação de segurança do que quando fazemos este tipo de atividades sozinhos.

4. A melhor companhia em todas as horas

Se passamos muito tempo sozinhos, porque moramos sós, ou porque estamos passando por um momento ruim de nossas vidas, como uma perda ou um problema de saúde, o amor incondicional de um animalzinho pode ser a solução perfeita para combater a solidão. Não só pela recepção calorosa sempre que chegamos em casa, mas também pela prontidão para brincar.

5. Nos ajudam a fazer mais amigos

E se um animal de estimação é a nossa melhor companhia, fique sabendo que eles também podem nos ajudar a fazer novos amigos. São poucas as pessoas que não adoram gatos ou cães, e este pode ser um bom tema para quebrar o gelo. Quantas vezes não acontece de dois cães se aproximarem no parque e, como resultado, os seus donos trocarem dois dedos de conversa sobre os truques que cada um sabe ou sobre o temperamento dos seus amigos de quatro patas? Esta vantagem é especialmente importante para quem é mais tímido. Por isto, ter um animal de estimação é uma ótima forma de conhecer pessoas novas e criar laços.

6.Nível de estresse mais baixo

Muitos de nós levamos um estilo de vida estressante. Níveis elevados de estresse e ansiedade podem favorecer o aparecimento de diversos problemas de saúde. Felizmente, um animal de estimação pode nos ajudar a relaxar. O simples ato fazer uma festinha, uma sessão de brincadeira ou um passeio pelo parque pode fazer milagres e nos ajudar a nos sentirmos mais calmos, pois favorece o aumento dos nossos níveis de serotonina e dopamina (neurotransmissores associados ao prazer). Um estudo da Washington State University demostrou que os estudantes que fizeram festinhas aos seus animais durante apenas 10 minutos registaram níveis significativamente mais baixos de cortisol (hormônio do estresse). Além disso, outros trabalhos científicos demonstraram que os donos de animais de estimação tendem a ter menores níveis de pressão arterial, colesterol e triglicérides comparativamente a pessoas que não têm animais de estimação. De um modo muito resumido, ter um companheiro de quatro patas pode reduzir a probabilidade de se ter um enfarte (ou ataque cardíaco) mais tarde.

7. Ensinam o significado de responsabilidade às crianças

“Podemos ter um cão/gato?”. Que pai e/ou mãe nunca ouviu este pedido dos seus filhos? São poucas as crianças que não adoram animais, e trazer um cão ou gato à família pode ajudar o seu filho a aprender tarefas muito importantes para a sua vida adulta. Além das capacidades mais específicas de ter um animal de estimação — escová-lo, limpar a caixa de areia, ensinar truques, alimentá-lo —, pode ajudar a criança a desenvolver empatia e um maior sentido de responsabilidade. Afinal, estão encarregados do bem-estar de outro ser.

Os amigos de quatro patas podem nos trazer inúmeros benefícios, e em troca eles merecem todo nosso amor, cuidado, carinho e respeito!

 

Escreva um Comentário

Avalie o post: *

Artigos Relacionados