Ínicio > Cães > Higiene > Tártaro em cães: como a ração pode ajudar

Tártaro em cães: como a ração pode ajudar

Tártaro em cães: como a ração pode ajudar

Muitos tutores não sabem, mas o tártaro em cães existe e precisa ser tratado. Desenvolver o costume de sempre verificar os dentes do seu pet é importante para identificar esse quadro.

Tártaro em cães: como identificar?

tártaro em cães (conhecido também como cálculo dentário) acontece quando uma placa de bactérias vai se acumulando devido aos restos de comida presentes na boca. Quando não são retiradas de forma correta, formam o tártaro — doença bucal que atinge a maioria dos cães. 

Um dos principais sinais do tártaro nos dentes do cachorro é o mau hálito, causado pelo acúmulo de bactérias. Além disso, as bactérias também causam o escurecimento do dente e inflamação na gengiva. Dessa forma, o pet passa a comer menos, pois evita sentir a dor que ocorre na hora da mastigação. Esse também é um sinal de que algo não está certo na boca do seu cão, fique atento! 

Tratamento para tártaro em cães

tártaro dental pode ser uma porta para outras doenças — que atingem os rins, o fígado e até mesmo o coração do animal. Por isso é extremamente importante tratar a doença assim que identificá-la!

Se o seu cão já estiver com tártaro, não procure soluções caseiras para resolver o problema, leve-o ao veterinário imediatamente para que ele possa dizer se há a necessidade de fazer a cirurgia de limpeza de tártaro em cães

Lembre-se que não há nenhuma receita caseira que possa eliminar as bactérias, somente o tratamento realizado por um profissional capacitado, geralmente um odontoveterinário.

Como evitar o tártaro nos dentes do cachorro?

Apesar do tártaro dental ser comum entre os cães, o aparecimento da doença pode ser adiado e até mesmo evitado com alguns cuidados especiais. Escovar os dentes do seu pet diariamente é uma das formas mais eficazes para evitar o acúmulo de sujeiras e bactérias. 

Outro fator importante para a saúde bucal é a alimentação do cachorro. Eles adoram petiscos caninos, certo? Aproveite para oferecer uma opção enriquecida com compostos como hexametafosfato de sódio ou tripolifosfato de sódio, pois esses petiscos também auxiliam no controle do tártaro dental e mantém o hálito do seu cachorro mais fresco. Mas lembre-se que é recomendado oferecer apenas alimentos desenvolvidos especificamente para cães. 

Outra questão que merece sua atenção, é o momento da escolha da alimentação do seu amigo, pois a textura e enriquecimento dos alimentos faz toda a diferença. Com por exemplo, por conta do tamanho das partículas e textura, a ração para cachorro força o animal a desenvolver a mastigação, o que contribui com a limpeza dos dentes.  

Os patês para cães quando enriquecidos com hexametafosfato de sódio ou tripolifosfato de sódio, também são uma boa opção para cuidar na saúde dos dentes dos cães, como é o caso Max Patê. 

Além disso, procure escolher uma alimentação rica em cálcio desde a fase filhote do cachorro para assegurar que seu pequeno amigo desenvolva dentes fortes e saudáveis. 

Quando se trata de quem amamos, todo cuidado vale a pena. 

Quer saber mais sobre a saúde bucal dos cães? Veja o que temos para você e seu amigo:

Escovando os dentes do seu cachorro

Como evitar o mau hálito em cães

Artigos Relacionados