Ínicio > Cães > Higiene > Como acabar com carrapatos em cachorro

Como acabar com carrapatos em cachorro

Como acabar com carrapatos em cachorro

Uma coceira aqui, outra ali… Ops! Será que seu cão está com carrapato? A coceira excessiva é um sinal de que algo não está certo. É muito comum que um cão seja afetado por pulgas e carrapatos, por isso é importante saber como acabar com carrapatos em cachorro.

Por que eliminar carrapatos do cachorro?

Os carrapatos são transmissores de várias doenças perigosas para animais e para nós também. Nos cães, as doenças do carrapato mais conhecidas são a erliquiose e a babesiose, que, mesmo sendo diferentes, desencadeiam sintomas como apatia, febre, falta de apetite e anemia grave. Quando não são tratadas, podem levar o cachorro a óbito, portanto é necessário eliminar os carrapatos. 

A doença de Lyme também é transmitida pelo carrapato e afeta tanto os cães quanto os tutores. Os sintomas incluem manchas vermelhas, dores nas articulações, febre, inchaço nas mãos e pés etc.

Como acabar com carrapatos em cachorro

Encontrou carrapato no cachorro? Vamos dar algumas dicas para acabar com esse problema:

  • Para infestações graves: use shampoo ou sabonete antiparasita. O veterinário pode recomendar um tratamento a curto prazo com comprimidos via oral e até a longo prazo com coleiras ou pipetas.
  • Para infestações leves: se você encontrou uma quantidade pequena de carrapatos no seu animal, dê um banho com shampoo ou sabonete antiparasita imediatamente, pois, dessa forma, você diminui, e muitas vezes até elimina, as chances de infestação. Se os parasitas voltarem, indicamos que procure um veterinário para aplicar tratamentos mais eficazes.

Eliminando carrapatos do ambiente

Se seu cão está infectado, é bem provável que o ambiente também esteja cheio de ovos e filhotes de parasitas, tanto nos pisos quanto nas paredes. Para eliminar carrapatos do ambiente, utilize produtos de limpeza específicos para isso. Você deve pedir orientação de um profissional para encontrar opções carrapaticidas. 

Quando há infestação, é recomendado que seja feita uma limpeza semanal ou quinzenal. Já para casos de prevenção, a recomendação é que essa limpeza ocorra a cada seis meses. Ao usar produtos com cheiro ou composição forte, leve o pet para passear e mantenha-o fora de casa por um tempo. 

Como acabar com carrapatos no quintal

Além de se preocupar com a dedetização, algumas ações de prevenção contra infestações de carrapato vão garantir que seu quintal fique livre dos parasitas. Para saber como acabar com carrapatos no quintal, é só seguir nossas dicas:

  • Apare e mantenha a grama baixa: as plantas costumam servir de esconderijo para carrapatos, pois geralmente oferecem um ambiente úmido e protegido do sol — como eles gostam.
  • Escove com frequência e observe o pelo do seu animal: seu pet pode ser um hospedeiro do parasita, que, por sua vez, se alimenta de sangue. Por isso é importante escovar e verificar os pelos do cachorro com frequência, principalmente nas regiões das orelhas, axilas e genitais. 
  • Lave peças de roupa em alta temperatura: para qualquer peça que possa ter tido contato com carrapatos, indicamos que faça a higienização com água quente.
  • Aspire o local: para eliminar todo e qualquer resíduo de ovos e parasitas, faça a aspiração completa do local (janelas, rodapés, escadas, atrás de móveis etc.).

Formas para tratar pulgas e carrapatos em cães

Shampoo antiparasitas: são desenvolvidos especialmente para o tratamento de doenças e infestações de parasitas como pulgas e carrapatos. 

Sprays: outro produto muito utilizado para eliminar carrapatos e pulgas são os famosos sprays. Eles possuem uma fácil manipulação e devem ser aplicadas no sentido contrário ao crescimento dos pelos do animal, agindo diretamente na pele. Esse tipo de produto pode ser usado com o pelo ainda seco.

Coleiras: uma opção muito procurada pelos tutores são as coleiras antipulgas — em sua maioria feitas de silicone com substâncias que penetram no organismo do animal através da oleosidade da pele, cumprindo, assim, sua principal função.

Medicamentos orais: há comprimidos administrados via oral que costumam ser indicados por veterinários em casos de infestações graves. Além de serem bastante eficazes no tratamento contra insetos, são capazes de prevenir infestações durante meses.  

Agora que você já sabe como eliminar carrapatos e pulgas do seu pet, é hora de se preocupar com a prevenção e procurar manter o ambiente em que ele vive sempre limpo e higienizado. 

Oferecer uma alimentação canina de qualidade também é importante e contribui para a saúde do seu pet. A linha Max Professional Line oferece uma ração Premium Especial e conta com diversos benefícios, como uma melhor absorção dos nutrientes e digestibilidade. Ideal para acompanhar seu pet em todas as fases da vida!


Escreva um Comentário

Avalie o post: *

Artigos Relacionados