Ínicio > Cães > Comportamento > A Reprodução desordenada de animais abandonados. Saiba como ajudar!

A Reprodução desordenada de animais abandonados. Saiba como ajudar!

A Reprodução desordenada de animais abandonados. Saiba como ajudar!

Existe uma grande preocupação com o controle populacional de cães e gatos, e a castração ou esterilização é uma das formas de evitar que animais procriem de forma descontrolada e que (principalmente filhotes) sejam abandonados diariamente nas ruas, portas de clínicas veterinárias, pet shops, ONGs de proteção animal, universidades, entre outros lugares. Além de evitar ninhadas indesejadas, a castração também pode trazer outros benefícios para o animal e seu proprietário. A esterilização é a melhor forma de controle populacional de cães e gatos e especialistas acreditam que seja realmente a única alternativa eficiente no controle da superpopulação de cães e gatos nas cidades.

Para se ter uma ideia, em seis anos, uma cadela não castrada pode gerar 64 mil descendentes e uma gata, 420 mil em apenas sete anos, segundo dados divulgados pelos CCZs (Centro de Controle de Zoonoses) das cidades.

Não é exagero falar que, ao castrar um animal, você está salvando centenas ou milhares de outros, já que, na prática, você está impedindo que outros nasçam e acabem abandonados ou maltratados. Para ONGs e organizações que atuam na defesa dos direitos dos animais, castrar é uma medida emergencial das mais importantes para o controle populacional de animais de rua.

infográfico mostrando a reprodução de cachorros

 

O controle da população animal e conscientização caracteriza-se, sobretudo, como ato de amor e de responsabilidade, uma vez que interrompe o ciclo de sofrimento, abandono, fome e maus-tratos à animais.

A população deve ser conscientizada da necessidade de esterilizar os animais, mesmo os domésticos, para que se ponha fim à cruel e criminosa prática do abandono de filhotes indesejados, que contribui para o aumento de animais de rua e a sua consequente exposição a maus-tratos, além de incidir na norma punitiva do artigo 32 da Lei no 9.605/98.

COMO PODEMOS AJUDAR?

Já falamos aqui em nosso Blog sobre formas variadas de ajudar animais abandonados e a Castração de um animal de rua é uma delas.

Se você quer ajudar e se solidarizar com a causa, poderá resgatar um animal abandonado por um período temporário, para fazer sua castração, que poderá ser realizada gratuitamente ou de forma particular. 

Castração Particular

Você poderá resgatar este animal e leva-lo para alguma Clínica Veterinária e custear este procedimento para o animal ou ainda procurar abrigos ou ONGS e apadrinhar a castração de algum animal.

É importante destacar que no caso de resgatar um animal abandonado para castrá-lo, você precisa se sentir capaz de cuidar do animal no pós- cirúrgico por alguns dias, pois ele irá necessitar de alguns cuidados.

O veterinário que castrou o animal irá fornecer todas as orientações necessárias.

 

Como castrar gratuitamente

Caso você não tenha condições financeiras de pagar a castração do seu animal de estimação, procure se informar sobre os programas de controle reprodutivo gratuitos da sua cidade. Os Centros de Controle de Zoonoses (CCZs) costumam ter vagas permanentes para cães e gatos. Além disso, eles também aplicam vacina contra raiva sem custo algum.

 

Castração gratuita em São Paulo

Cada residente da cidade de São Paulo tem o direito a castrar até 10 animais gratuitamente pela prefeitura.  O primeiro passo para conseguir a castração é ir até uma Divisão de Vigilância em Zoonoses (DVZ) ou nas Unidades de Vigilância em Saúde (UVIS) com os seguintes documentos: CPF, RG, comprovante de residência atualizado em seu nome e comprovante de vacinação contra raiva do animal, quando houver. Não é necessário levar o animal no dia do cadastro. Veja os endereços aqui.

Castração gratuita no Rio de Janeiro

A Subsecretaria de Bem-Estar (SUBEM) realiza constantes mutirões de castração na cidade. O agendamento pode ser feito on-line após um cadastro neste site.

SUBEM – (21)2088-0097/2976-2893. Segunda a sexta-feira, das 10h às 16h.

Cada cidadão da cidade do Rio de Janeiro tem o direito à castração de até três animais.  http://www.rio.rj.gov.br/web/subem

Castração gratuita em Belo Horizonte

Em Belo Horizonte, são quatro centros de castração gratuita. Confira os endereços:

  • Regional Noroeste – Rua Antônio Peixoto Guimarães, 33, bairro Caiçara – (31) 3277-8448
  • Barreiro – Centro de Esterilização de Cães e Gatos Barreiro – Avenida Antônio Praça Piedade, 68, Bonsucesso – (31) 3246-2044
  • Norte – Centro de Controle de Zoonoses – Rua Edna Quintel, 173, São Bernardo – (31) 3277-7413
  • Oeste – Centro de Esterilização de Cães e Gatos Oeste – Rua Alexandre Siqueira, 375, Salgado Filho – (31) 3277-7576

*Para vagas de castração gratuita na sua cidade, consulte a prefeitura do seu município.

A castração é um ato de amor e prolonga a vida dos animais.

 

Escreva um Comentário

Avalie o post: *

Artigos Relacionados