Ínicio > Cães > Comportamento > O QUE LEVA OS CÃES A PUXAREM A GUIA DURANTE O PASSEIO?

O QUE LEVA OS CÃES A PUXAREM A GUIA DURANTE O PASSEIO?

O QUE LEVA OS CÃES A PUXAREM A GUIA DURANTE O PASSEIO?

Seu amigão vive te puxando pela guia na hora do passeio? Entenda por que isso acontece, saiba o que fazer para evitar esse tipo de comportamento e deixe os momentos de lazer muito mais agradáveis, pra você e pra ele!

Você leva seu mascote pra passear ou é ele que te leva? Pois é, se você nunca passou por isso, é só sair na rua pra ver acontecendo direto: cães de todos os tamanhos “arrastando” seus tutores pela guia. Seria até engraçado se não fosse um problema de comportamento que muitas vezes serve de motivo para os tutores não saírem mais com seus cães.

Mas por que isso acontece? Por que os cães puxam? Bom, o principal motivo tem nome: ansiedade! Ansiedade pra sair na rua e conhecer novos lugares, ver gente, interagir com outros animais. Pela alegria do momento, já que muitos tutores não passeiam com seus pets diariamente, e uma necessidade enorme de gastar a energia acumulada. E tem também um motivo interessante: porque permitimos que eles puxem!

Eles não vêm ao mundo sabendo o que fazer e como se comportar, cabe a nós educá-los. Portanto, é preciso ensiná-los a passear da forma correta. Não basta colocar a guia e sair andando, esperando que eles se comportem. Não sabe como fazer isso? Tem dificuldade pra liderar os passeios? Então aqui vão algumas dicas de como agir para evitar os desagradáveis puxões:

- Só coloque a guia quando o cão estiver calmo, sem latir, pular ou choramingar;

- Ao abrir a porta para sair, não deixe que o cão passe na sua frente. Feche a porta e abra novamente mostrando que é você é quem deve sair primeiro;

- Puxou, parou! Sempre que o pet puxar a guia, pare. Faça uma leve pressão na guia e mude de direção, utilizando comandos como “vem” e “por aqui”, para que ele saiba que você é que decide o caminho a seguir;

- Recompense-o com carinhos ou petiscos sempre que ele te acompanhar sem puxar. O reforço positivo é superimportante e vai fazer com que ele se comporte melhor a cada passeio.

Curtiu as dicas? Tomara que elas sejam úteis pra você! Agora é só colocá-las em prática com carinho e paciência e aproveitar ao máximo os passeios com seu amigão!

 

 

 

Escreva um Comentário

Avalie o post: *

Artigos Relacionados