Ínicio > Cães > Comportamento > ENRIQUECIMENTO AMBIENTAL PARA CACHORRO. O QUE SIGNIFICA?

ENRIQUECIMENTO AMBIENTAL PARA CACHORRO. O QUE SIGNIFICA?

ENRIQUECIMENTO AMBIENTAL PARA CACHORRO. O QUE SIGNIFICA?

Já faz tempo que nossos pets estão cada vez mais dentro dos lares (que são cada vez menores). A vida em apartamentos ou casas com espaços restritos pode impedir que o bichinho receba estímulos do ambiente, contribuindo para o aumento do nível de estresse ou outros problemas comportamentais. Os tutores dos pets, muitas vezes acabam ficando longe de casa por longos períodos.  A consequência imediata é que muitos cães ficam sozinhos por longos períodos do dia, sem muitas atividades ou estímulos mentais, o que não é bom para a saúde mental dos cães, que são animais que, por natureza, devem gastar energia diariamente.

Justamente por isso,  o enriquecimento ambiental é ferramenta importante, uma vez que visa construir um ambiente personalizado, de acordo com as necessidades do animal, permitindo que o cão viva em um local mais interessante, atraente e desafiador. O objetivo do enriquecimento ambiental é aumentar a interação entre o animal e o espaço, de forma divertida, positiva e até mesmo simulando situações instintivas e comuns na natureza, permitindo que ele possa se divertir, mesmo sem a interação com um humano.  

Mas, não confunda enriquecimento ambiental para cães com o simples ato de espalhar brinquedos pela casa.

O enriquecimento foca exclusivamente no entretenimento inteligente do seu cachorro e em estímulos como:

  • De olfato e audição;
  • Procura por comida;
  • Instinto de caça;
  • Instinto de explorar;

Para isto o cão precisa se distrair, farejar, procurar, roer, destruir. Desta forma, o enriquecimento ambiental passa muito mais pelo fator educacional e de estímulos aos instintos, do que necessariamente para a pura diversão. 

No entanto, é preciso que levemos sempre em consideração a singularidade de cada animal, tornando o ambiente personalizado para ele.

 

E como proporcionar o enriquecimento ambiental a seu cão?

O enriquecimento ambiental para cães é como se fosse um parque de diversões. O cachorro precisa, antes de mais nada, entender como funciona determinado brinquedo para ter coragem ou vontade de interagir com ele.

Para te ajudar, separamos uma lista com algumas ideas para enriquecer os ambientes dos cães. Vamos lá:

 

Brinquedos Interativos

Os brinquedos Interativos são, na prática uma excelente forma de mantermos o cão entretido e gastando energia.

Este brinquedo pode ser uma garrafa pet com ração úmida ou petiscos dentro, e apenas alguns furinhos para que possa sair. Isto fará com que o seu cachorro passe muito tempo tentando pegar a comida, uma vez que ele consegue sentir o cheiro e o gosto. Neste caso, é importante fazer uma garrafa que não machuque o focinho ou a boca do animal, pois ele vai tentar, a todo custo, comer a ração que estiver lá dentro da garrafa.

Não dificulte muito, pois o cão tende a perder o interesse quando a brincadeira se torna muito difícil.

 

Crie desafios para seu cão

Este tipo de atividade aguça uma série de sentidos do animal, o ajudando a pensar de uma maneira estratégia, como se estivesse caçando em seu habitat natural.

Tudo que você precisa fazer, é esconder alguns brinquedos preferidos do animal em alguns espaços que ele não vá se machucar – mas que ofereça algum nível de desafio para conquistar o brinquedo.

Por exemplo, você pode colocar o brinquedo favorito do animal dentro de uma caixa de papelão e fazer somente alguns furinhos para que ele possa sentir o cheiro ou ver o objeto. Isto será suficiente para que o cachorro fique intrigado e queira, a qualquer custo, “resgatar” a caixa para pegar seu brinquedo.

A recompensa funciona como um gatilho incrível na mente dos cães. Os estímulos gerados a partir dessas práticas são muito positivos para a cognição e até desenvolvimento físico do pet.

 

Petisco Congelados

Nada melhor nos dias quentes do verão brasileiro do que ajudar seu pet a se refrescar com um picolé ou um sorvete. Sim, os cães podem e adoram comer picolés e sorvetes, desde que feitos especialmente para eles.

Para isso, tudo que você precisa fazer é congelar comida úmida ou petiscos, de uma forma que tudo isso vire uma grande bola de sorvete.

O cachorro ficará intrigado com o gelo, uma vez que ele possui uma textura e um gosto diferente. E quando ele perceber que é realmente gostoso, passará alguns bons minutos triturando ou roendo o gelo, até chegar na ração úmida ou no petisco que estiver lá.

Outra sugestão para os cães roerem e destruírem é o coco verde, que apresenta uma fibra fácil de limpar após a bagunça e uma boa forma de entreter o cão.

Usando a criatividade e conhecendo as particularidades de cada cão, é possível inventar várias atividades que o entretenham, mantendo-o mentalmente ocupado. Afinal, um cão entretido é sinônimo de saúde. 

 

Escreva um Comentário

Avalie o post: *

Artigos Relacionados