Ínicio > Cães > Comportamento > Como fazer seu cachorro parar de latir

Como fazer seu cachorro parar de latir

Como fazer seu cachorro parar de latir

O seu cachorro costuma latir muito? Se a resposta for sim, este artigo é pra você!

Muitas vezes esse comportamento canino acaba até incomodando os vizinhos e causando problemas para você. Neste post, vamos falar sobre uma dúvida que muitos tutores têm: como fazer o cachorro parar de latir?

Latido de cachorro: quais são os principais motivos?

O latido de cachorro pode acontecer por vários motivos e em diversas situações, por exemplo:

  • Quando sentem medo.
  • Quando ouvem barulho de fogos de artifício.
  • Quando estão com fome.
  • Para se comunicar com outros animais.
  • Uma forma de avisar sobre algum perigo.
  • Quando o cachorro fica ansioso ou sozinho.
  • Quando quer brincar.
  • Para chamar a sua atenção.

Nem sempre você estará em casa para acalmá-lo, certo? Então é importante que ele esteja treinado para evitar esse tipo de situação.

Entendendo o latido de cachorro

Por que os cães latem tanto? A resposta, na verdade, é bem simples: essa é a forma que  eles se comunicam, portanto é importante entender o que ele está tentando dizer. Bom, sabemos que ainda não inventaram um dicionário para latido de cachorro, mas prestar atenção no comportamento do seu pet faz toda a diferença na hora de entender o que ele está tentando expressar.

Se você conhece seu cachorro, será fácil identificar se o latido é hostil ou amigável, se ele está tentando dar um aviso ou apenas querendo atenção. Observar os movimentos também ajuda muito, pois quando o latido for motivo de preocupação, o cão estará agitado e latindo muito. Fique sempre de olho!

O que não fazer para o cachorro parar de latir?

Para fazer um cachorro parar de latir, primeiro você precisa entender os motivos pelos quais ele late. Sem a identificação do problema, a solução se torna mais difícil. Por exemplo: um cão que passa o dia todo na frente de um portão acaba observando diferentes situações e desenvolvendo um comportamento ansioso, passando a latir excessivamente.

Uma solução para esse caso seria trocá-lo de lugar, de preferência sem visão para a rua. Isso acalmaria o pet e diminuiria os latidos.

Sabemos que ouvir latidos de cachorro constantemente causa estresse e, muitas vezes, o tutor acaba partindo para o grito; mas saiba que essa é a pior decisão que poderia ser tomada.

Quando você grita, o cachorro entende que você está aprovando o comportamento dele e, em alguns casos, acham que o tutor está “latindo” também. Ou seja? Ele vai latir cada vez mais. Procure treinar sua paciência e corrija-o com voz firme e em tom normal, ok?

Outra questão a ser abordada é o famoso “agrado” como forma de solucionar os latidos. Em situações que o cachorro late por medo, alguns tutores têm o costume de oferecer petiscos para acalmá-lo.

Dessa forma, será uma missão quase impossível fazer o cachorro parar de latir, pois ele entende que toda vez que o fizer (mesmo que a situação não seja de perigo), será recompensado com guloseimas. Não incentive esse comportamento.

Cachorro latindo muito: dicas para acalmá-lo!

  • Invista no ambiente: sabia que o tédio pode deixar seu cachorro muito estressado? Animais muito ativos precisam de atividades que os estimulem de alguma forma. Brinquedos e brincadeiras (principalmente as que envolvem petiscos como recompensa) são uma ótima solução.
  • Exercite seu cão: preparar exercícios para cães é uma tarefa simples e vai ajudar muito! Eles precisam gastar energia, além de ser uma forma de evitar doenças. Incentivar a prática de exercícios é garantir a saúde e o bem-estar do seu amiguinho.
  • Pratique o reforço positivo: o reforço positivo nada mais é do que a prática de recompensas quando o cão tem um bom comportamento. Oferecer um petisco quando o cão não latir em situações que normalmente ele o faria ou quando ele parar de latir, costuma funcionar muito bem. Com o tempo, você notará uma mudança (positiva) no comportamento do cachorro.
  • Evite a ansiedade: nossos amados cãezinhos sofrem muito com ansiedade, principalmente a ansiedade de separação, que é quando você sai para trabalhar, ir a uma festa ou passar um fim de semana fora de casa. É nesse momento que eles se sentem sozinhos e desenvolvem sintomas de ansiedade. Uma dica é deixar a TV ligada quando for sair, pois dá a impressão de que ele não está sozinho, diminuindo a ansiedade e os problemas causados por ela.

Ah! Não se esqueça do mais importante: sempre dê muito carinho e amor para o seu amigo de quatro patas. Afinal, ele merece, né? <3

Artigos Relacionados