Ínicio > Cães > Comportamento > Cachorro latindo bravo: como melhorar esse comportamento

Cachorro latindo bravo: como melhorar esse comportamento

Cachorro latindo bravo: como melhorar esse comportamento

O latido faz parte da vida de um cachorro e também de seus tutores. Só que o cachorro latindo bravo assusta a aciona o alerta de atenção: o que está acontecendo?

Mesmo que os cães sejam nossos companheiros há milhares de anos, não sabemos tudo sobre eles. Todo mistério em volta do comportamento canino nos fascina e sempre consegue nos surpreender. 

Hoje, falaremos sobre o latido, comportamento e dicas bem simples e úteis que vão ajudar você a entender melhor e lidar com seu cão latindo.

Cachorro latindo bravo: o que pode ser?

Toda vez que um cão late, é porque está falando algo. Então o cachorro bravo latindo significa que ele está irritado com alguém ou alguma coisa. Agora, a grande questão é saber qual o motivo da irritação e como acalmá-lo.

O latido de cachorro bravo geralmente é desencadeado pela falta de atenção de seus tutores, briga por território ou disputa por alguma fêmea no cio.

O animal vai latir o mais alto que puder e de forma repetitiva. Essa é a forma que ele encontra para ameaçar ou alertar que está muito bravo. A postura corporal do cão bravo também ajuda na sua identificação. O corpo dele fica bem rígido e os pelos arrepiados, além disso, o rabo fica bem levantado. 

Você já consegue saber se um cachorro está bravo, mas e se ele latir de uma outra forma, vai entender o que está acontecendo? 

O que significa quando o cachorro está latindo?

O latido nem sempre vai representar alguma coisa ruim ou desagradável. Cães também latem muito de felicidade! O mundo deles é muito mais complexo do que você possa imaginar. 

Para começar a compreender o motivo do latido, vai ser necessário observar o comportamento canino. Quer dicas de como fazer isso? Veja logo abaixo:

  • Situação - Procure saber o que aconteceu no momento do latido, se tinha outro animal etc.
  • Expressão - Qual a expressão facial do animal? Quais movimentos ele faz quando late?
  • Latido - Ouça com atenção o som, a quantidade de latidos, duração e se é alto ou baixo. 

Agora, para ficar mais fácil, vamos listar as ações mais comuns dos cães: 

  • Rosnando - Fazer isso com frequência significa que ele está bravo ou se sentindo muito ameaçado. Nesse caso, você vai precisar acalmá-lo e oferecer segurança. 
  • Cão latindo - Se o latido tiver intervalos longos, pode significar que ele quer água, passeio ou comida. Latidos com intervalos curtos significam alerta, principalmente se o animal estiver com as orelhas abaixadas e postura acuada. 
  • Abanando a cauda - Balançar o rabo significa felicidade, mas entre as pernas significa que ele quer fazer suas necessidades. 
  • Mordendo - Filhotes costumam morder para amenizar a vontade de coçar a gengiva ou para brincar. O mesmo acontece com os adultos, que às vezes só querem brincar. 

O que fazer quando o cachorro não para de latir?

Não seja agressivo com o cão que está muito bravo ou latindo excessivamente. Ao invés disso, tente entender o que está acontecendo. Observe se ele está latindo para algo e verifique o que é. Depois que resolver o problema, trabalhe para prevenir esses latidos em excesso. 

A melhor forma de resolver esse problema de comportamento do cachorro, ou qualquer outro, é buscando a ajuda de um adestrador profissional. Por meio de um treinamento específico, o animal vai apresentar uma mudança de comportamento, e o tutor terá mais controle sobre ele.

Para não restar dúvidas sobre a importância de educar seu amigo, estamos disponibilizando um artigo especial sobre o adestramento e como educar um cão.

Por que os cachorros latem para as pessoas?

Na maior parte dos casos, os cães que latem para as pessoas não tiveram uma boa experiência com os humanos ou nunca tiveram contato com eles. 

É importante buscar uma aproximação natural e bem tranquila com o animal. Tenha sempre diversos brinquedos em casa e peça para que as demais pessoas também interajam positivamente com o cachorro. 

Com boas experiências, aos poucos o animal vai mudando o comportamento e encontrando nas pessoas uma figura amiga e carinhosa. 

Ainda não acabamos! Saiba mais sobre seu cão acompanhando as melhores dicas sobre o comportamento canino.

Escreva um Comentário

Avalie o post: *

Artigos Relacionados