Ínicio > Gatos > Viagem-felina > Viagem programada, passaporte nas mãos e nas patas

Viagem programada, passaporte nas mãos e nas patas

Viagem programada, passaporte nas mãos e nas patas

Sonhar e planejar uma viagem são, com certeza, momentos bem legais em família, não é mesmo? Mas sempre vem a preocupação com nossos cães e gatos. E ai, o que fazer? Mesmo sabendo que existem hotéis e cuidadores capacitados, o coração fica na mão ao deixá-los. Então, porque não levá-los com a família? Isso mesmo! Agora é possível viajar com seu animal de estimação sem se perder com as várias informações exigidas pelos países de destino. A emissão do passaporte para cães e gatos será feita pelo Ministério da Agricultura e tem como principal objetivo substituir o CVI - “Certificado Veterinário Internacional”. Além disso, reunirá todos os dados zoosanitários, para facilitar o controle e a segurança dos nossos amiguinhos em suas merecidas férias.

 

Dentre os procedimentos necessários, o dono deve apresentar um atestado de saúde e a carteira de vacinação do animal. Depois deve comparecer a um veterinário especializado para a implantação de um microchip no animal, que facilitará sua identificação dentro de outro país. O aparelho tem o tamanho de um grão de arroz. Se seu animal nasceu no Brasil ou veio do exterior antes dos 90 dias de vida, você não terá problemas ao pedir seu passaporte. Mas vale lembrar que tal processo demanda tempo, por isso planeje com atenção a sua viagem.

 

Expedido em português, inglês e espanhol, o passaporte ainda não é aceito em todos os países, uma vez que cada governo possui seus próprios requisitos específicos para o trânsito de animais de estimação. Por isso, vale a consulta prévia para que não haja desencontro de informações que comprometam a viagem.
 

No passaporte devem constar itens como:

 

  • Nome e endereço dos donos do animal;
  • Descrição física do animal;
  • Nome, espécie, raça, sexo, pelagem e data de nascimento;
  • Número de identificação (microchip).


 

A foto 5X7 não será obrigatória, mas temos a certeza de que eles ficarão fofos.

 

Agora que já está tudo pronto, boa viagem!

 

 

Artigos Relacionados