Ínicio > Gatos > Saude-felina > Vacinas para gatos: a importância de manter a carteirinha do seu felino em dia

Vacinas para gatos: a importância de manter a carteirinha do seu felino em dia

Vacinas para gatos: a importância de manter a carteirinha do seu felino em dia

Você conhece a importância de manter a carteirinha do seu felino em dia? O filhote conta com os anticorpos do leite materno para crescer saudável e protegido contra microrganismos nocivos, mas após o desmame é preciso buscar outra proteção: as vacinas para gatos.


Assim que levar seu gatinho para casa, não o deixe sair na rua ou entrar em contato com outros animais até ele ser imunizado! Isso é porque os filhotes são sensíveis e podem pegar diversas doenças.


Não é recomendada a vacinação de gatos com menos de 45 dias, a não ser que a mãe nunca tenha sido vacinada. Isso porque os anticorpos passados de mãe para cria podem interferir na eficácia das vacinas, fazendo com que a imunização do gatinho não seja completa.


Para ser vacinado, o gato deve ter sido vermifugado anteriormente e estar saudável, sem febre ou diarreia.


Confira abaixo o calendário de vacinação para gatos:
 

 Vacinas – Múltipla ou Polivalente (tríplice, quádrupla) e Antirrábica

 

45 a 60 dias:

1a. dose vacina múltipla

21 dias após a 1a. dose:

2a. dose vacina múltipla

A partir de 4 meses de idade:

antirrábica

 

 

A Vacina Tríplice previne os gatos contra Panleucopenia, Rinotraqueíte e Calicivirose, enquanto a Vacina Quádrupla, além de todos os antígenos contidos na V3, inclui, ainda, a proteção contra a Clamidiose. Fique atento: cada uma das doses das vacinas para gatos só podem ser dadas com intervalos de 30 dias!


Mesmo após seu gato se tornar adulto, você deve manter a carteirinha do seu felino em dia! Como ele já tem seu sistema imune formado, basta reforçar as vacinas para gatos com doses anuais, mantendo o bichano longe de problemas. Porém, nunca atrase a vacina anual por mais de um mês, pois caso isso aconteça, ele pode precisar receber um reforço também.


Gatos adultos também devem estar saudáveis e vermifugados para receberem toda a proteção das vacinas. Se o felino tiver sido retirado das ruas, ele pode ter sido exposto a diversas doenças e zoonoses. Por isso, uma consulta veterinária antes das vacinas para gatos é recomendada!


Gatos adultos que nunca foram vacinados ou filhotes que já passaram da época de vacinação para gatos, devem receber 2 doses de vacina múltipla, com intervalo de 21 dias entre elas, e 1 dose de vacina antirrábica.


Durante o período de vacinação, é fundamental que a ração para gatos do seu amigo seja nutritiva – e muito gostosa! A Max Cat Premium Especial une os dois em uma só ração para gatos, para ele ser sempre forte e saudável.

Artigos Relacionados