Ínicio > Gatos > Saude-felina > Tudo que você precisa saber sobre banho e cuidados com os gatinhos

Tudo que você precisa saber sobre banho e cuidados com os gatinhos

Tudo que você precisa saber sobre banho e cuidados com os gatinhos

 

Banho em gatos

 

Dar banho em gatos não costuma ser uma tarefa muito fácil e a necessidade de banho dos felinos é menor do que a dos cães, por isso a melhor escolha para eles pode ser o banho no pet shop. Um banho a cada trinta dias é o suficiente para os gatinhos, pois seus banhos de língua e a escovação diária são suficientes para sua limpeza.

Na hora de escolher um pet shop para cuidar do banho do seu gatinho, alguns itens são importantes de serem observados:

Pedir para conhecer o local onde os banhos são dados – se o estabelecimento não tiver nenhum problema, não há motivo para negarem;

No primeiro banho, pode ser necessária a sua companhia, caso o seu gatinho seja medroso;

Observar a higiene e limpeza de todo o local;
 

Perguntar sobre a capacitação técnica dos atendentes que dão banho nos gatos;

Exigir que seja usada uma toalha individual;

Conferir se animais doentes ficam separados dos saudáveis;

No banho e tosa, prestar atenção para ver se os funcionários usam equipamentos individuais de proteção, como máscara e protetores auriculares;

A tosa higiênica também pode ser feita em gatos com pelos longos.

Escovação – Essencial para a higiene, saúde e beleza dos gatos é escovar os pelos. A frequência da escovação depende do comprimento dos pelos. Gatos com pelos curtos podem ser escovados uma vez por mês; gatos com pelos médios, duas vezes por mês; gatos com pelos longos precisam de escovação dos pelos a cada dois dias.

Como escovar os pelos do seu gatinho:
 

Use uma escova específica para o tamanho dos pelos dele;
 

Seja sensível com o gatinho, acaricie-o até que ele esteja relaxado e só então comece a escovação;
 

Faça movimentos longos, lentos e gentis, sempre prestando atenção às reações do animal;
 

Retire os pelos da escova algumas vezes durante o processo;
 

Depois que terminar de escovar os pelos do gato pode ser que ele precise de algum tempo sozinho e corra para longe, se estiver irritado. Respeite o tempo dele.
 

Higiene – para a higiene dos gatos utiliza-se uma caixa de areia, também chamada de liteira de gatos.
 

A limpeza da liteira precisa ser feita todos os dias, de duas a três vezes. É importante deixar a caixa num local que não seja de passagem e longe do espaço onde o animal se alimenta.

Numa casa que tenha vários gatos, a quantidade de liteiras depende da personalidade deles.

Pode-se deixar uma caixa grande para cada três gatos, mas há animais que exigem uma caixa de areia somente para si. Cada situação deve ser analisada individualmente.
 

Unhas, olhos e ouvidos – É interessante oferecer um arranhador para o gatinho se divertir, aparar as unhas naturalmente e ainda proteger seus móveis dos temíveis arranhões do gato.
 

Unhas que ficam muito longas devem ser cortadas. Com um cortador e muito cuidado, você pode cortar a unha do gato, somente a área transparente, sem atingir a parte rosada que pode doer e sangrar. O ideal é levá-lo ao pet shop para não correr o risco de machucar o felino.
 

Vacinas, vermífugos, pulgas e carrapatos – Manter todas as vacinas e o controle de vermes, pulgas e carrapatos é muito importante para a saúde geral do gatinho. Visitas regulares ao médico veterinário precisam ser feitas para acompanhamento.
 

Água e alimentação – é de extrema importância manter água limpa e fresca sempre disponível para o seu gato, além de fazer a escolha da melhor ração para gatos. A Max possui uma linha completa para filhotes e adultos, que contém cálcio, vitaminas, ferro, proteínas e todos os nutrientes de que eles necessitam, além de auxiliar a saúde do trato urinário e reduzir o odor das fezes.

Artigos Relacionados